Jornal Madeira

CMF abre hoje concurso para nove carros do lixo

- Por David Spranger

Miguel Gouveia anuncia investimen­to de seis milhões que vai permitir renovar 40 viaturas.

Autarquia aprova hoje a abertura do concurso no âmbito da UE para a aquisição de nove viaturas de 19 toneladas para recolha de resíduos. O preço base deste concurso é de 1,6 ME, mas o plano geral prevê a aquisição de 40 viaturas, de vários tipologias.

Estes serão os dois primeiros lotes de aquisição de novas viaturas para o Departamen­to Municipal de Ambiente, consumando a renovação da respetiva frota. Os dois lotes que vão a concurso esta semana preveem a aquisição de viaturas pesadas de recolha de resíduos sólidos urbanos, duas delas equipadas com um sistema de lavagem de contentore­s. O preço base para este concurso ascende a 1,6 milhões de euros.

O presidente da Câmara Municipal, Miguel Silva Gouveia, ao JM, enaltece que "o Funchal não para, mesmo perante os constrangi­mentos, com o segundo Orçamento Municipal consecutiv­o chumbado pelo PSD e pelo CDS, e com as duras consequênc­ias da crise pandémica que se fazem sentir sobre a cidade e a Região. O papel da edilidade é buscar ativamente soluções que nos permitam prosseguir o desenvolvi­mento sustentado de que a cidade precisa e soubemos fazer aquilo que nos competia com a devida antecedênc­ia, aprovando em Assembleia Municipal a contração de um empréstimo ao investimen­to para este efeito, que já foi, entretanto, visado pelo Tribunal de Contas”.

"A renovação desta frota é um processo que foi posto em risco pelo chumbo dos Orçamentos Municipais para 2020 e 2021, mas a credibilid­ade de que o município dispõe, agora, junto da banca, permitiu que pudéssemos avançar com o projeto. Neste caso, fizemos um empréstimo específico que ascende a cerca de 6 milhões de euros no total, e que prevê a aquisição de cerca de 40 viaturas a partir deste ano, e começámos 2021 com a abertura do concurso público para a aquisição dos primeiros nove veículos”, justifica. Entre as tipologias, contam-se, ainda, veículos ligeiros e pesados, com caixa aberta e grua, e ainda ligeiros de passageiro­s, a que se soma diversa maquinaria industrial e contentore­s abertos e fechados, entre outros.

A idade média das viaturas alocadas à recolha de resíduos já ultrapassa os 15 anos. “Infelizmen­te, estes foram investimen­tos descu

A renovação da frota em larga escala, que vamos agora principiar, era algo que se impunha. Miguel Silva Gouveia

rados durante muitos anos, apesar das linhas de financiame­nto que estiveram à disposição dos diversos executivos do PSD e da dívida a que se chegou até 2013. Desde que nos encontramo­s em funções, temos, contudo, agido em ambas as frentes, saldando de forma substancia­l a dívida herdada, mas nunca deixando de promover investimen­tos sustentáve­is, responsáve­is e equilibrad­os em todas as áreas”, denuncia

“À luz destas políticas, temos orgulho em afirmar que não é por acaso que o Funchal se notabiliza ao nível nacional por ser uma cidade limpa e amiga do Ambiente, como o comprova o facto de termos sido considerad­os, em 2020, um dos 10 municípios mais sustentáve­is do País, recebendo pela 6.ª vez consecutiv­a, e com o melhor resultado de sempre, a Bandeira Verde ECO XXI, entregue pela Associação Bandeira Azul da Europa, devido às nossas práticas ambientais de excelência.

A sustentabi­lidade ambiental é e continuará a ser uma das nossas assumidas prioridade­s políticas nos próximos anos”, conclui Miguel Silva Gouveia.

 ??  ?? Mesmo face aos constrangi­mentos, como o chumbo do orçamento, Miguel Silva diz que o Funchal não para...
Mesmo face aos constrangi­mentos, como o chumbo do orçamento, Miguel Silva diz que o Funchal não para...

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal