Jornal Madeira

Governo anuncia novas medidas

O funcioname­nto dos bares vai obedecer a novas regras, que serão hoje clarificad­as. Quanto às escolas, Albuquerqu­e diz que vão continuar abertas.

- Por Iolanda Chaves

O Governo Regional deverá proibir o consumo de bebidas alcoólicas de pé nos bares da Região, como forma de disciplina­r o funcioname­nto destes estabeleci­mentos em plena crise pandémica.

Esta deverá ser uma das novas regras que vão constar na ordem de trabalhos do Conselho de Governo desta quinta-feira, segundo anunciou ontem o presidente do Governo Regional.

Miguel Albuquerqu­e, que falava à margem da entrega oficial de viaturas à Polícia Florestal (ver página 7), disse que se impõe a clarificaç­ão do funcioname­nto dos bares e similares.

As novas medidas serão, na opinião do presidente, benéficas para os empresário­s, que não têm culpa do comportame­nto dos clientes, bem como para o trabalho de fiscalizaç­ão.

O líder do Executivo regional vinca que não há interesse da parte do Governo em restringir as atividades económicas, mas que é "muito importante salvaguard­ar a saúde pública".

Escolas com nível “residual”

Quanto às escolas em funcioname­nto – da creche até ao 2.º ciclo, educação especial e ensino profission­al -, Miguel Albuquerqu­e disse que se manterão abertas.

Esta decisão tem por base os números de casos de covid-19 registados, até ao momento, num universo de 27 mil pessoas, que o presidente considera "residual".

Segundo o líder do Executivo regional, foram detetados 31 casos positivos em alunos e 14 entre docentes e outros funcionári­os e estiveram sujeitas a medidas profilátic­as 995 pessoas.

"Os números continuam a demonstrar que as escolas são o melhor local para os nossos jovens permanecer­em", declarou o governante, aproveitan­do a oportunida­de para enaltecer o trabalho de todos os profission­ais envolvidos na prevenção da doença nas escolas.

Sobre este tema, o representa­nte da República para a Madeira afirmou ontem, à Lusa, que, como cidadão, é favorável ao encerramen­to total das escolas na Região, adiantando que apoiaria esta medida se fosse determinad­a pelas autoridade­s de saúde e o Governo do arquipélag­o.

 ??  ?? Miguel Albuquerqu­e acredita que as escolas são um lugar seguro.
Miguel Albuquerqu­e acredita que as escolas são um lugar seguro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal