Jornal Madeira

,QVWDOD§£R GR QRYR FDER VXEPDULQR HVW¡ QD IDVH ŬQDO

-

Chegou à fase final de instalação do novo cabo submarino de telecomuni­cações que vai ligar a Madeira ao continente português, em Sines, num investimen­to de 15,1 milhões de euros do Governo Regional.

Esta quinta-feira, o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerqu­e, iria, na Praia Formosa, acompanhar todo o processo, porém, acabou por adiar a visitar devido às previsões atmosféric­as previstas para hoje, com agravament­o do estado do mar.

Recorde-se que o cabo Ellalink incorpora tecnologia capaz de disponibil­izar o mais avançado sistema de telecomuni­cações submarino e terá uma capacidade de 30 terabits por segundo.

A ligação por cabo dedicado entre a Madeira e o continente português totaliza cerca de 1.100 quilómetro­s, sendo realizada por uma derivação, entre a ECS (Estação de Cabos Submarinos) do Amparo e a respetiva unidade de derivação BU5 (Branch Unit - BU) que interligar­á ao cabo submarino principal a cerca de 80 quilómetro­s da costa.

Este sistema ótico submarino permitirá uma ligação de elevada capacidade e baixa latência entre

Lisboa e o Funchal.

A sua construção será realizada pela empresa ASN – Alcatel Submarine Networks, com larga experiênci­a na área de sistemas submarinos.

Recorde-se que a formalizaç­ão da decisão do Governo Regional foi tomada em maio de 2018, com a assinatura de um contrato entre a EMACOM e a Ellalink Ireland Limited no valor de 13.6 milhões de euros para o fornecimen­to de uma infraestru­tura de telecomuni­cações submarina entre o Funchal e Sines.

A este valor acresce o investimen­to de 1,5 milhões de euros relativos a infraestru­turas on-shore (em terra), incluindo custos de construção civil da Estação Terrestre do Amparo e respetivos equipament­os e o lançamento do cabo entre a Praia Formosa e aquela última.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal