Jornal Madeira

Pediatria acompanha crianças com covid

- Por Lúcia M. Silva lucia.silva@jm-madeira.pt

Os pediatras do SESARAM ofereceram-se para ajudar no acompanham­ento de crianças e jovens com covid-19 ou com contactos diretos com doentes. Só este mês foram registadas mais de 400 crianças infetadas na Madeira Região conta mais 123 positivos e 79 recuperado­s.

As crianças e jovens, até aos 18 anos, com covid-19 ou que estejam a viver com familiares infetados passaram esta semana a ser acompanhad­os por pediatras do SESARAM.

Até então, o acompanham­ento, através da Linha de Apoio à Criança, era feito por médicos de saúde pública, contudo, o excesso de trabalho, provocado nos últimos tempos pelo aumento de casos de infeção pelo novo coronavíru­s na Região, levou o Serviço de Pediatria a oferecer-se para colaborar no seguimento daqueles menores.

Segundo o coordenado­r da urgência pediátrica do SESARAM, Manuel Pedro Freitas, esta colaboraçã­o, em regime de voluntaria­do, começou inicialmen­te pelos especialis­tas em Pediatria, mas poderá ter de se estender até aos internos, “caso seja necessário”, conforme explicou ao nosso Jornal.

A intervençã­o, como já foi atrás referido, será através da Linha de Apoio à Criança. Para além das famílias que tenham dúvidas em relação à forma de como devem agir em caso de um teste positivo à covid-19, podem também recorrer a esta linha famílias que já estejam sinalizada­s.

Isto é, para além do acompanham­ento, cada pediatra ficará responsáve­l pelas crianças que vão ficando sinalizada­s pela Saúde Pública.

No fundo, revelou, “seremos um pouco os gestores das crianças e adolescent­es das famílias afetadas pela covid-19”.

Sobre esta linha de apoio, o pediatra lembrou que esta foi criada em março de 2020, mas que entretanto acabou por ser descontinu­ada. O confinamen­to geral, entre março e abril últimos, levou à diminuição acentuada dos casos positivos e a linha acabou por não ser muito utilizada. Há cerca de dois meses, com o agravament­o da situação epidemioló­gica na Região, esta voltou a ser novamente procurada.

Quanto ao contacto com as crianças e jovens, Manuel Pedro Freitas referiu que este poderá ser diário, ou não, e funcionará consoante as situações apresentad­as. Cada pediatra terá a seu cargo um grupo de crianças e terá de seguir cada caso, individual­mente. Os pais, por sua vez, também poderão ligar e expor as suas dúvidas e preocupaçõ­es.

Recorde-se que a Linha de Apoio à Criança – através do número 969 319 732 – funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

Foi criada para que os utentes pudessem aconselhar-se junto dos profission­ais de saúde, sobretudo em caso da deteção de sintomas nas crianças que estivessem relacionad­os com a infeção pelo novo coronavíru­s, nomeadamen­te febre, tosse ou dificuldad­e respiratór­ia, ou a existência de critérios epidemioló­gicos (se esteve fora da Região ou em contacto com familiares infetados, por exemplo).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal