Jornal Madeira

“Caso necessitem de viajar devem sinalizar o Consulado”

Portugal suspende os voos com o Reino Unido a partir de hoje. Berta Nunes aconselhou viagens apenas “em situações de necessidad­e extrema”.

- Por Marco sousa marco.sousa@jm-madeira.pt

O Governo da República decidiu interrompe­r os voos de Portugal para o Reino Unido. A medida foi implementa­da e vigora a partir das 00h00 deste sábado.

“A medida foi anunciada por todos os países da União Europeia e, por isso, o que nós queremos dizer aqui é alertar todos os nossos cidadãos que queiram viajar para Portugal ou de Portugal para o Reino Unido que o façam só em situações de necessidad­e extrema porque vai haver aqui quase que uma impossibil­idade de o fazer”, alertou Berta Nunes, secretária de Estado das Comunidade­s Portuguesa­s em entrevista à rádio Observador.

Mas há exceção. Os voos de natureza humanitári­a para repatriar cidadãos portuguese­s e britânicos. Neste sentido, Berta Nunes aconselha que “se houverem situações em que os nossos cidadãos tenham mesmo necessidad­e de viajar, o que nós aconselham­os é que contactem o gabinete de emergência consular que funciona 24 horas por dia, disponível no Portal das Comunidade­s”.

Restrições entre países da UE

Os 27 Estados-membros da União Europeia mantêm as fronteiras internas abertas. Ainda assim, começam a surgir restrições à circulação.

“Há países que dentro da própria União Europeia como é o caso da França estão a exigir teste PCR para poder ir para França, ou seja, vai haver mesmo dentro da União Europeia algumas restrições, apesar de não haver nenhum encerramen­to do espaço aéreo”, garantiu a secretária de Estado.

Em relação ao Reino Unido, “a situação é mais complicada e, por isso, a primeira orientação ou alerta é que devem evitar-se todas as viagens e, se for mesmo essencial, as pessoas devem tentar obter o máximo de informação e podem utilizar o gabinete de emergência consular para se informarem”.

 ??  ?? Mesmo no interior da UE começam a surgir algumas restrições à circulação.
Mesmo no interior da UE começam a surgir algumas restrições à circulação.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal