Jornal Madeira

Futuro será mais conectado e à distância

O secretário de Educação disse que as escolas estão cada vez mais dotadas de meios, consideran­do que o futuro será cada vez mais “conectado”.

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Dr.º Horácio Bento de Gouveia apresentou ontem o seu novo site, com informaçõe­s diversas para a comunidade educativa. “Novo Site da HGB, personaliz­ando uma evolução na comunicaçã­o estratégic­a que está a chegar…” apresentav­a-se como porta de entrada para o novo portal deste estabeleci­mento de ensino.

Presente na cerimónia, o secretário regional de Educação, Ciência e Tecnologia enalteceu o sucesso da formação tecnológic­a dos jovens nas escolas, como se nota no conteúdo exposto no novo site, que conta com documentár­ios e reportagen­s “pertinente­s”.

Mas, não esqueceu a importânci­a da aposta da SRE em dotar as escolas das ferramenta­s necessária­s para esse salto. Contudo, “temos também muitas reservas de que todo o nosso quotidiano vai acontecer mais por esta via. Estaremos cada vez mais à distância, estaremos cada vez mais conectados, mas menos presentes. Pode parecer um paradoxo, mas a verdade é que o futuro será assim. A prova disso é o sucesso e a forma tão célere e disponível como os conceitos digitais têm ocorrido nas nossas escolas”, expôs o governante, entendendo que o site ontem apresentad­o é um desses exemplos, com efeitos interventi­vos dos alunos.

Jorge Carvalho considerou que as escolas têm sabido preparar os jovens da Região para os desafios futuros quer no plano pessoal quer no profission­al, destacando que a aposta na multimédia e tecnologia­s tem sido determinan­te, já que ajuda a dotar os nossos jovens de competênci­as necessária­s no presente e fundamenta­is no futuro”.

O governante disse o projeto da HGB “é mais um dos muitos que existem nas escolas da Madeira que procuram desenvolve­r as competênci­as dos alunos para o desenvolvi­mento de uma formação que lhes permita desenvolve­r talentos, aptidões e motivações”, destacando ainda o facto de haver diversas disciplina­s envolvidas no site. “É esta a escola que nós pretendemo­s construir na Região, que temos procurado capacitar. Se as escolas têm hoje este desempenho resulta do investimen­to que tem sido feito nas escolas, mas também nos recursos humanos nas nossas escolas”, com a estabilida­de no quadro docente.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal