Jornal Madeira

Todas as condições" para assumirem posição na UE

-

A comissária europeia para a Coesão e Reformas, Elisa Ferreira, sublinhou ontem que as regiões ultraperif­éricas têm “todas as condições” para participar­em no futuro da União Europeia (UE), dado o seu “potencial” em áreas estratégic­as. Sublinhand­o que no âmbito da UE “há sempre uma referência especial” em relação às regiões ultraperif­éricas (RUP), Elisa Ferreira, que falava em conferênci­a de imprensa após uma reunião informal de ministros dos Assuntos Europeus, em Coimbra, considerou que as

Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, duas das nove RUP da UE, “terão todas as condições” para participar­em no futuro da UE. “No caso dos Açores e da Madeira, há autonomia regional e, portanto, cabe às entidades regionais preparem os seus planos e projetos, e penso que terão todas as condições para o fazer, até porque algumas das áreas em que a Europa está a apostar para o futuro são áreas em que [as RUP] podem jogar um papel fundamenta­l”, apontou a comissária.

Algumas dessas áreas são, por exemplo, “a energia limpa, a biodiversi­dade, o ecoturismo”, precisou a responsáve­l, acrescenta­ndo que estas áreas são “importante­s para um futuro sustentáve­l da Europa”. A Comissão Europeia está, por isso, atenta quanto ao “potencial” que as RUP apresentam em torno destas “áreas estratégic­as” para a UE e é por esse motivo que adotou “um conjunto de exceções no sentido de privilegia­r e dar mais margem de manobra a essas regiões nos textos legislativ­os”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal