Jornal Madeira

Feirantes foram sempre apoiados durante a pandemia

O presidente da Câmara do Funchal presidiu ao arranque da Semana do Coração, no Mercado dos Lavradores, onde pode medir a tensão ou ver os níveis de glicemia.

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

O presidente da Câmara Municipal do Funchal (CMF), que ontem marcou presença no Mercado dos Lavradores, onde arrancou a 1.ª Semana do Coração, disse que os feirantes, quer daquele espaço, quer do Mercado da Penteada, tiveram isenção no pagamento das primeiras três rendas no início da pandemia e, desde então, estão a ter reduções nas mesmas face aos ganhos que vão tendo. Ou seja, quanto maior a quebra, menor a renda. Disse ainda desconhece­r qualquer caso de desistênci­a de uma banca por causa de dificuldad­es em pagar rendas.

Miguel Silva Gouveia, que falava à comunicaçã­o social à margem da iniciativa que visa avaliar a saúde dos madeirense­s, mediu a tensão, tal como muitos dos que faziam fila para saber do seu estado de saúde, nomeadamen­te os níveis de glicemia. Oportunida­de que o autarca aproveitou para referir que apesar de estarmos a viver uma pandemia, importa não esquecer outras patologias.

Além disso, o presidente da Câmara Municipal do Funchal destacou que eventos daquela natureza fazem também parte da promoção dos Mercados, uma vez que atraem mais visitantes, sejam eles locais ou turistas.

E por falar em turistas, de notar que ontem de manhã era bem visível a presença de estrangeir­os naquela que era a habitual rotina antes da pandemia dar a volta à vida de cada um de nós. Muitos provavam o maracujá oferecido pelos feirantes que vão já apresentan­do alguma alegria na cara por virem que o negócio começa a ganhar fôlego após mais de um ano em ‘banho-maria’.

“Esta é mais uma iniciativa com a lógica de promover os mercados municipais, com a lógica de promover várias valências. A Semana do Coração visa promover os hábitos saudáveis. Os produtos regionais são saudáveis!”, referiu o autarca Miguel Silva Gouveia, o qual destacou ainda, ao longo da semana, a realização de palestras. Esta Semana do Coração é realizada desde 2016 e foi interrompi­da no ano passado, devido à pandemia. No entanto, o município apressou-se a retomar o evento por considerar que a saúde pública é uma responsabi­lidade de todos e não de uma entidade sozinha.

 ??  ?? Miguel Silva Gouveia também se submeteu a testes para saber como está a sua saúde.
Miguel Silva Gouveia também se submeteu a testes para saber como está a sua saúde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal