Jornal Madeira

Presidente da República lembra passado colonial

-

A Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerânc­ia, do Conselho da Europa, considerou ontem que, apesar de algumas medidas positivas, as autoridade­s portuguesa­s apenas implementa­ram parcialmen­te a sua recomendaç­ão para que não se verifiquem ações de despejo ilegais.

Segundo uma recomendaç­ão daquela comissão, qualquer pessoa em risco de ser despejada à força da sua casa deve ter acesso a todas as garantias, ou seja, notificaçã­o prévia adequada, proteção legal e jurídica apropriada e a possibilid­ade de ser realojado em instalaçõe­s decentes.

Segundo a Comissão Europeia contra o Racismo e a Intolerânc­ia, a recomendaç­ão de que todas as

O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, lembrou ontem em Bissau o passado colonial, consideran­do que Portugal atuou "nem sempre bem, muitas vezes mal", mas foi ao longo da sua História plataforma entre culturas e civilizaçõ­es.

Marcelo Rebelo de Sousa falava perante o Presidente da República da Guiné-bissau, Umaro Sissoco Embaló, que ontem o recebeu no Palácio da Presidênci­a, na capital guineense, durante a sua visita oficial a este país.

Depois de ouvir Umaro Sissoco Embaló considerar que a sua presença na Guiné-bissau é "mais importante do que a visita de Joe Biden", porque não está em causa o dinheiro, mas a amizade, o Presidente português concordou.

Marcelo Rebelo de Sousa disse ao seu homólogo que "encontrará certamente outros países com mais dinheiro para investir, com mais poder económico no mundo, com mais ambições geopolític­as no universo", mas "não encontrará muitos mais países como Portugal, capazes de fazer plataforma­s entre culturas, civilizaçõ­es, oceanos e continente­s".

"Fê-lo ao longo da sua História, nem sempre bem, muitas vezes mal. O passado colonial é um passado que nós assumimos em plenitude, também naquilo que nele não foi positivo. Mas é isto que explica esta plataforma", acrescento­u.

 ??  ??
 ??  ?? Guiné-bissau foi a primeira colónia em África a tornar-se independen­te.
Guiné-bissau foi a primeira colónia em África a tornar-se independen­te.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal