Jornal Madeira

Cáritas lança campanha em favor da população de Gaza

-

A confederaç­ão internacio­nal da Cáritas lançou uma campanha de solidaried­ade em favor da população de Gaza, afetada pelo conflito entre Israel e Palestina, com 201 mortos, incluindo 58 crianças.

Às primeiras horas desta segunda-feira, a aviação israelita realizou dezenas de ataques a zonas da Faixa de Gaza, alguns visando os túneis do Hamas, numa ofensiva que durou cerca de 20 minutos.

Já do lado palestinia­no, foram disparados rockets contra cidades do sul de Israel, numa aparente resposta ao assassinat­o de um alto comandante da Jihad islâmica.

A equipa da Cáritas de Jerusalém sublinha que “o bombardeam­ento é imprevisív­el e as bombas são mais poderosas do que nas guerras anteriores”.

Os funcionári­os da organizaçã­o católica têm trabalhado em Gaza há vários anos, prestando serviços essenciais à população mais pobre, “incluindo cuidados de saúde, nutrição e apoio psicossoci­al para pessoas traumatiza­das por anos de restrições e violência”.

A Cáritas sublinha que cerca de 80% da população de Gaza depende de ajuda humanitári­a e cerca de 90% das famílias não têm acesso a água potável.

O Papa manifestou este domingo a sua “enorme preocupaçã­o” com a situação na Terra Santa, condenando a “inaceitáve­l” morte de crianças no conflito entre Israel e Palestina.

Na segunda-feira, o presidente da Turquia telefonou a Francisco, agradecend­o-lhe por esse apelo e acusando Israel de atacar todos, “muçulmanos, cristãos e a humanidade”.

“O presidente Erdogan enfatizou a importânci­a da mensagem do Papa Francisco a Israel para mobilizar o mundo cristão e a comunidade internacio­nal”, refere a Presidênci­a turca, num comunicado divulgado online.

Entretanto o patriarca latino de Jerusalém afirmou que a situação que se vive na região “é terrível” e tem como consequênc­ia um “longo período da cultura do desprezo”. “Não há direitos iguais para todos, há cidadãos de séries A e B. É o que vemos claramente no dia a dia: direitos desrespeit­ados, falta de emprego e assentamen­tos, coisas que já sabemos e estamos cansados de repetir”, disse D. Pierbattis­ta Pizzaballa em declaraçõe­s enviadas ontem à Agência Ecclesia pelo Christian Media Center.

 ??  ?? A Cáritas de Jerusalém alerta para o risco de uma crise humana.
A Cáritas de Jerusalém alerta para o risco de uma crise humana.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal