Jornal Madeira

D. Nuno Brás usa casula do Papa João Paulo II aquando da visita há 30 anos

Bispo recorda Papa polaco e diz que o grande convite é “abrir as portas a Cristo”.

- Por Guadalupe Pereira gpereira@jm-madeira.pt

O bispo do Funchal, D. Nuno Brás, presidiu esta terça-feira a uma Missa na Sé do Funchal, onde usou a casula que o Papa João Paulo II vestiu na visita à Madeira, há 30 anos, pedindo que “Ele nos ajude a não ter medo de sermos verdadeira­mente cristãos”.

Na saudação inicial, da Missa que assinalou o nascimento do santo polaco, o bispo do Funchal recordou o momento “grande” que foi para a vida cristã da Diocese a visita de “um sucessor de Pedro”, dizendo que nessa altura se encontrava em Roma.

O bispo do Funchal começou a homilia citando o Evangelho de São João, que tinha sido escutado, para explicar que este resumia o lema de João Paulo II, “o seu verdadeiro projeto pastoral para a Igreja ao longo do seu pontificad­o”, tendo apontado logo no início do seu ministério como sucessor de Pedro: “Cristo, amas-me tu mais do que estes, apascenta as minhas ovelhas”, dizendo logo do início não tenhais medo de Cristo, abri as portas do vosso coração, da economia, da politica, abri as portas do coração do homem a Cristo”.

Para o responsáve­l diocesano, este é o grande convite que “nos é feito hoje e sempre, Cristo, não ter medo de Cristo”, contudo, podemos ir à Missa e rezar o terço todos os dias, e mesmo assim “não nos deixarmos converter por Jesus Cristo”, porque vivemos na bolha, “nos nossos pensamento­s”, e a primeira coisa que o Senhor nos pergunta é: “amas-me?”.

“És capaz de abrir as portas do teu coração, da tua casa, de maneira que Cristo entre, transforme a tua vida, te dê um novo modo de pensar, de olhar, de ser mais aberto aos irmãos, mais próximo a Deus, esquecendo-te de ti mesmo por causa dos outros?”, questionou o bispo perante a assembleia reunida na catedral para celebrar os trinta anos da visita do Santo

João Paulo II.

O bispo disse que este é o “grande convite, abrir as portas a Cristo, as nossas portas, as portas da nossa vida, da nossa família, do nosso trabalho, as portas da nossa vida em sociedade, deixar que Cristo entre e possa dar vida nova a todas estas realidades humanas”.

No final da celebração, D. Nuno Brás e os bispos eméritos, Teodoro de Faria e António Carrilho, percorrera­m a nave central da catedral, em cortejo, recebendo aplausos, até junto à estátua de São João Paulo II, no adro da igreja da Sé, onde foi depositada uma coroa com flores brancas e amarelas. A cerimónia terminou com a visita à exposição de fotografia­s alusivas às 7 horas que o Papa esteve na Madeira.

Refira-se que a paróquia do Atouguia é a única igreja na Madeira a possuir uma relíquia do Papa João Paulo II.

 ??  ?? Diocese assinalou ontem 30.º aniversári­o da visita de João Paulo II à Madeira.
Diocese assinalou ontem 30.º aniversári­o da visita de João Paulo II à Madeira.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal