Jornal Madeira

PEPA DESPEDE SE COM VITÓRIA EM TONDELA

- Por Raul Caires* raulcaires@jm-madeira.pt

Tondela: Babacar Niasse, Tiago Almeida (Bebeto, 73), Yohan Tavares, Enzo Martinez, Filipe Ferreira (Ricardo Alves, 81), Telmo Arcanjo (Tomislav Strkalj, 81), João Pedro, Jaume Grau, Pedro Augusto (Souleymane Anne, 81), Mario González e Rafael Barbosa Treinador: Pako Ayestarán

Paços de Ferreira: Michael Matias (Zé Oliveira, 88), Fernando, Marco Baixinho, Maracás, Pedro Rebocho, Luiz Carlos, Stephen Eustáquio, Bruno Costa (Ibrahim, 60), Hélder Ferreira (João Amaral, 60), Douglas Tanque (Adriano Castanheir­a, 75) e Uilton (João Pedro, 75)

Treinador: Pepa

Árbitro: Fábio Melo (AF Porto) Disciplina: Cartão amarelo para Enzo Martinez (17 minutos), Bruno Costa (33), Telmo Arcanjo (62) e Souleymane Anne (90)

Golos:

O Paços de Ferreira venceu ontem na visita ao Tondela por 3-2, em jogo de abertura da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol, com o técnico Pepa a despedir-se com uma vitória.

Os dois golos do Tondela foram ambos apontados por João Pedro, aos dois e aos 34 minutos, enquanto para o Paços de Ferreira marcaram Douglas Tanque, aos cinco e 36 minutos, e Hélder Ferreira, aos 58, garantindo a 15.ª vitória da equipa pacense esta época no campeonato.

Com este triunfo, no último jogo de Pepa como treinador da equipa, o Paços de Ferreira regressou aos triunfos e termina a I Liga no quinto lugar, com 53 pontos, lugar que vale a presença na terceira pré-eliminatór­ia da Liga Conferênci­a Europa.

Já o Tondela, que somou o sexto jogo seguido sem vencer (quatro derrotas e dois empates), está no ‘tranquilo’ 12.º lugar, com 36 pontos, já com a manutenção garantida.

Pedro ‘Pote’ Gonçalves e Haris Seferovic foram as grandes figuras do dérbi disputado por Benfica e Sporting no passado sábado, a contar para a 33.ª jornada da I Liga. Ambos apontaram dois golos na partida que terminou com 4-3 no marcador.

O avançado suíço das águias e o médio dos leões deixaram tudo igual no topo da tabela de melhores marcadores da prova, ambos com 20 golos apontados. Mas a luta pelo troféu individual de melhor marcador da I Liga vai ter de ficar decidida hoje, na derradeira jornada do campeonato.

Tanto a equipa do Benfica como a do Sporting vão dar o máximo para ajudar cada um deles a chegar à ‘bola de prata’, isto a julgar pelas declaraçõe­s dos treinadore­s de cada emblema, que confirmara­m a presença de Seferovic e de Pote nos jogos contra V. Guimarães e Marítimo, respetivam­ente.

Do lado das águias, Jorge Jesus voltou ontem a assumir que uma das ambições da equipa passa por ajudar Seferovic a ser o melhor marcador da I Liga e que por isso não abdicará do suíço no jogo, embora frisando que “o mais importante são os objetivos coletivos e não os individuai­s”.

O técnico elogiou o rival do goleador ‘encarnado’ nesse objetivo mas considerou que o médio ‘leonino’ parte em “vantagem”, apesar de ambos entrarem na última jornada empatados com 20 golos e de o suíço levar a melhor no critério de desempate, por ter menos tempo de utilização.

“Quando começar o jogo dele, já sabe se o Seferovic fez muitos ou poucos golos, porque o jogo do Sporting é depois”, disse o técnico, aludindo ao facto de o encontro dos campeões nacionais ter início após o final da partida em Guimarães.

Rúben Amorim também não escondeu que gostaria de ver ‘Pote’ a vencer este troféu, e deu a entender que, no que for possível, a equipa leonina fará o que estiver ao seu alcance para ajudar a desfazer o ‘empate’ a 20 golos com o suíço.

“Se pudermos ajudar o Pedro Gonçalves muito bem, mas o objetivo é ganhar o jogo. Não vamos chegar ao jogo e olhar só para o ‘Pote’ marcar golos. Damos-lhe os penáltis e talvez um livre mais perto da baliza. Se vencer penso que é um prémio merecido pelo que fez ao longo da época”, vincou Amorim.

*Com Lusa

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal