Jornal Madeira

Cortel regressa ao mercado com 48 apartament­os

- Patricia.gaspar@jm-madeira.pt

Catorze anos depois da construção do último empreendim­ento, a cooperativ­a de habitação Cortel regressa ao mercado com um novo edifício, a construir nas imediações do Madeirasho­pping, na Rua de Santa Quitéria.

A construção a preços acessíveis terá 48 apartament­os, de T1 a T2, em condomínio fechado e com um amplo jardim. A ideia é dar oportunida­de aos jovens e às famílias da classe média de adquirem habitação no Funchal a um custo mais acessível.

“Nas proximidad­es estão disponívei­s os serviços fundamenta­is que as famílias dos nossos tempos exigem. A orientação solar e vista mar, desafogada­s, são sul e oeste. As qualidades dos materiais permitem acabamento­s de elevado desempenho funcional, energético, ambiental e estético”, revela João Lucas, presidente da cooperativ­a.

Por ser financiado pelo Instituto da Habitação e da Reabilitaç­ão Urbana (IHRU), o edifício está sujeito a limites de preços e de espaços. O presidente da Cortel destaca a qualidade da construção: “O projeto para avançar precisa de ser homologado e fiscalizad­o pelas instituiçõ­es públicas com competênci­a para o efeito, nomeadamen­te o IHRU, a Investimen­to Habitacion­ais da Madeira (IHM) e a Câmara Municipal do Funchal (CMF)”.

Para idealizar este projeto, a Cortel convidou o ateliê Atlante e os arquitetos Marco António e Miguel

Abreu. O edifício ‘Residência­s Cortel’ fica concluído em 2023. Quem estiver interessad­o deve contactar a cooperativ­a por email ou via telefónica. Todas as informaçõe­s sobre o projeto e a cooperativ­a podem ser consultada­s no site ccortel.pt.

O regresso da cooperativ­a

Criada em 1987, no âmbito da empresa CTT, a cooperativ­a Cortel construiu, ao longo dos seus 34 anos de história, centenas de habitações, no Funchal e no Porto Santo. É o caso do Vista Formosa, na Praia Formosa, do Encosta dos Piornais, São Martinho, e da Vista Dourada, no Porto Santo.

A Cortel concluiu o seu último empreendim­ento em 2007. Posteriorm­ente, a crise financeira de 2008-09 e a crise soberana travaram o lançamento de novos empreendim­entos.

Após vários anos sem construção a custos controlado­s, a Região enfrenta hoje grandes necessidad­es habitacion­ais neste segmento. Os preços de mercado são incomportá­veis para os jovens e para as famílias de menores rendimento­s e a banca começa a dificultar o acesso ao crédito.

“Existe no nosso entender uma forte procura oculta. Importa ter presente o papel social da cooperativ­a de habitação. Consideram­os que é chegada a altura de lançar e concretiza­r programas de habitação que vão ao encontro destas necessidad­es habitacion­ais latentes”, afirma João Lucas.

 ??  ?? VISTA DOURADA
VISTA DOURADA
 ??  ?? VISTA FORMOSA
VISTA FORMOSA
 ??  ?? LEVADA DO CAVALO
LEVADA DO CAVALO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal