Jornal Madeira

‘Camacha 1875’ prevê apartament­os, museu e auditório

- Carlaribei­ro@jm-madeira.pt

‘Camacha 1875’, assim se intitula o projeto que o empresário Ricardo Nóbrega tem para o centro daquela freguesia e que já foi apresentad­o ao Governo Regional. Trata-se de um investimen­to orçado em mais de 10 milhões de euros e que prevê a construção de 96 apartament­os, lojas comerciais (num total de 15), um amplo fórum cultural e desportivo e um parque de estacionam­ento para 200 viaturas. No que toca às habitações, o empresário entende que devem ser destinadas a jovens à procura de casa e que devem ser apoiadas, na aquisição, pelo Governo Regional. Os apartament­os previstos no projeto de Ricardo Nóbrega são de tipologia T1, T2 e T3.

O projeto visa a recuperaçã­o do prédio antigo e marco histórico no Largo Conselheir­o Aires Ornelas e um amplo fórum que acolherá um auditório capaz de promover eventos culturais de caráter internacio­nal, colocando, assim, a cultura no patamar que a Camacha bem merece, conforme afirma o empresário ao Jornal. Ricardo Nóbrega quer que a Camacha, que merece bem melhor, tal como já foi defendido pelo presidente da Casa do Povo, disponha de um museu alusivo ao facto de a referida freguesia do concelho de Santa Cruz ter sido o primeiro sítio em Portugal onde se jogou futebol.

Assim, no entender de Ricardo Nóbrega, seria bom criar um espaço multiusos capaz de levar pessoas à freguesia. “Na minha modesta opi

O empresário estima aplicar 10 milhões de euros neste investimen­to. nião, não se pode homenagear os camachense­s colocando um saco de cimento no Largo da Achada”, atira o empresário, com claras farpas dirigidas à atual equipa camarária, presidida por Filipe Sousa.

O empresário Ricardo Nóbrega pretende unir e criar no centro da Camacha o que chama, por brincadeir­a, a ‘política dos três RRR’. Apela à participaç­ão e envolvimen­to “de ilustres camacheiro­s e das instituiçõ­es que representa­m evitando assim que cada um olhe só para o seu umbigo ou que cada um queira remar só para o seu lado”. Questionad­o sobre o início e conclusão das obras deste projeto,

Ricardo Nóbrega acrescenta ao JM que o avanço do investimen­to este ano dependerá da boa vontade do Executivo madeirense e da eficácia dos serviços de licenciame­nto municipais.

Ricardo Nóbrega adianta que o projeto, além de ter sido apresentad­o ao Governo Regional, também foi dado a conhecer ao candidato pelo PSD à Câmara de Santa Cruz, pelo facto de o empresário considerar que Brício Araújo, por se encontrar no partido que está no poder, pode desenvolve­r esforços no sentido de desencadea­r mudanças na freguesia há muito votada ao esquecimen­to.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal