Jornal Madeira

Relatório com regras mais claras para os pescadores

-

O Parlamento Europeu aprovou, na sessão plenária de ontem, um relatório sobre o cumpriment­o, por parte da frota pesqueira europeia, da Obrigação de Desembarqu­e e os seus efeitos na minimizaçã­o das capturas acessórias. Cláudia Monteiro de Aguiar sublinha que devem ser evitados custos acrescidos para os pescadores

Implementa­da desde 2015, a obrigação de desembarca­r o pescado capturado acessoriam­ente tem sido alvo de críticas por parte do setor das pescas e da comunidade científica. Cláudia Monteiro de Aguiar, eurodeputa­da do PSD e relatora do PPE, é uma das vozes que no Parlamento Europeu apela “à implementa­ção efetiva deste instrument­o e que se avalie o seu impacto, por um lado, nas pescas e, por outro, na proteção das espécies e controlo da sobrepesca, razão de ser desta obrigação.”

“Estamos perante um dos maiores desafios da gestão das pescas na Europa, mas que carece de uma implementa­ção ampla e transparen­te. O setor não compreende bem este instrument­o, o que acaba por criar confusão e desconfian­ça. A clarificaç­ão de regras favorece os pescadores, sobretudo os de pequena dimensão e sustentáve­is, como os da Madeira”, referiu.

“Sem um estudo de impacto junto do setor das pescas e das comunidade­s costeiras, é difícil avaliar a sua real eficácia e a relação custo-benefício, até porque a própria comunidade científica, não dispondo de dados, tem dúvidas quanto à sua eficácia na proteção das espécies”, referiu.

 ??  ?? PSD consegue aprovar relatório com regras mais claras.
PSD consegue aprovar relatório com regras mais claras.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal