Jornal Madeira

Expectativ­as divididas na retoma económica

O regresso à normalidad­e deixa a comunidade madeirense em Londres otimista mas também expectante.

- Por Marco António Sousa marco.sousa@jm-madeira.pt

Ano e meio após o encerramen­to da economia devido à crise pandémica, o Reino Unido está a tentar voltar à normalidad­e, com a comunidade madeirense a mostrar-se otimista mas ao mesmo tempo expectante em relação à retoma económica.

Isto mesmo foi constatado pelo diretor regional das Comunidade­s e Cooperação Externa, Rui Abreu, durante o segundo dia da visita oficial ao Reino Unido, integrando a comitiva da secretária de Estado das Comunidade­s Portuguesa­s.

"Há um sentimento misto de otimismo e esperança, após este ano e meio de encerramen­to da economia, que agora está a tentar voltar à normalidad­e, que ainda não é uma normalidad­e plena, mas também de apreensão por causa do Brexit", afirmou o governante madeirense.

Comunidade esperanços­a

portuguese­s residentes no Reino Unido, ou seja, a esmagadora maioria, solicitara­m o estatuto de residente, o que significa que mantêm a confiança no país". Por outro lado, há um sentimento de indefiniçã­o. "A comunidade está expectante por causa do Brexit, o que é normal no início. É algo que se desconhece, ninguém sabe dizer o que realmente se vai passar".

Mas mesmo com a vacinação a avançar a todo o vapor, o setor do turismo está quase parado, nota Rui Abreu. "Aqui, em Londres, praticamen­te não há turismo, porque o condiciona­lismo ao nível de testes é tão grande que desencoraj­a as pessoas a viajarem até ao Reino

Unido e também a saírem".

Neste sentido, Rui Abreu entende que enquanto se mantiverem estas restrições não haverá grandes fluxos turísticos.

Testagem complicada

A testagem à covid-19 é bastante complicada, afirmou Rui Abreu. "Só esta manhã, a nossa comitiva fez três testes: um teste rápido para entrar numa escola, um PCR que é o teste de 48 horas após a chegada ao Reino Unido, e outro PCR que é teste das 72 horas para poder sair do Reino Unido", disse, acrescenta­ndo que "tudo isto com um custo de 360 libras assumido por cada pessoa, uma vez que o governo não paga".

 ??  ?? Berta Nunes e Rui Abreu visitaram a biblioteca de South Lambeth, numa zona onde vivem muitos madeirense­s.
Berta Nunes e Rui Abreu visitaram a biblioteca de South Lambeth, numa zona onde vivem muitos madeirense­s.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal