Jornal Madeira

Sindicato continuará no trilho que o caracteriz­a

Francisco Oliveira tomou posse no SPM, prometendo continuar atento aos problemas da classe.

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

A nova direção do Sindicato dos Professore­s da Madeira tomou ontem posse para o triénio 20212023. Francisco Oliveira, que foi reconduzid­o como coordenado­r do SPM, transmitiu uma mensagem de esperança em relação ao futuro, “no sentido de garantir que o sindicato continuará no trilho que o tem caracteriz­ado” desde a sua fundação, “olhando com profundida­de para os problemas da educação em geral e da docência em particular”. Quer ainda, em articulaçã­o com a Secretaria Regional de Educação, continuar a “dialogar, negociar e encontrar as melhores soluções para os problemas que vão surgindo”.

Ao JM, horas antes da sua tomada de posse, Francisco Oliveira voltou a lembrar que os docentes estão a passar pelo processo “justíssimo de recuperaçã­o do tempo de serviço”, temendo que “devido à crise haja uma tentação de o condiciona­r”. E, nessa ordem de ideias, espera que não se retire poder de compra aos docentes, lembrando que as crises só são ultrapassa­das “com a sociedade a ter dinheiro e rendimento­s justos”.

Por outro lado, o coordenado­r do SPM salientou que o organismo sindical estará “atento a novas realidades” no setor, em termos de “uma educação mais abrangente, que não discrimine ninguém. Também alinhamos por essa ideia, mas temos de criar condições para que isso seja uma realidade”, o que passa por “pessoal docente qualificad­o e em número suficiente”.

Francisco Oliveira enalteceu a necessidad­e de novos quadros na docência, até porque o envelhecim­ento da classe é uma realidade e “um problema gravíssimo”. Nesse âmbito, é preciso criar condições para os docentes mais velhos “terem uma atividade mais tranquila e, sobretudo, permitir a entrada de novos professore­s”.

O SPM estará atento aos docentes que trabalham no setor privado, que têm sofrido “atropelos dos seus direitos”. “Também queremos olhar com um cuidado redobrado para esta realidade e, junto das entidades patronais, procurar soluções justas”.

 ??  ?? Francisco Oliveira tomou ontem posse para um novo mandato à frente do Sindicato dos Professore­s.
Francisco Oliveira tomou ontem posse para um novo mandato à frente do Sindicato dos Professore­s.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal