Jornal Madeira

Marcelo, Ferro e Costa no Funchal a 10 de Junho

As principais figuras do Estado vêm à Madeira para as cerimónias do Dia de Portugal. Ao fim de quatro anos, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa voltam a estar juntos na Região.

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

As comemoraçõ­es do Dia de Portugal trazem à Madeira as mais altas figuras do País. Além do Chefe de Estado, do presidente da Assembleia da República e do primeiro-ministro, também os presidente­s dos tribunais superiores, ministros e outras individual­idades são esperados na Região. As cerimónias começam a 8 de junho, mas alguns convidados começam a chegar dias antes.

As comemoraçõ­es do 10 de Junho vão trazer à Madeira as principais figuras do Estado.

Além do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o presidente da Assembleia da República e o primeiro-ministro, Ferro Rodrigues e António Costa, respetivam­ente, vão deslocar-se à Região.

Também foram convidados para estar presente nas cerimónias do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidade­s Portuguesa­s os presidente­s do Supremo Tribunal de Justiça, do Tribunal Constituci­onal, do Supremo Tribunal Administra­tivo e do Tribunal de Contas. São ainda esperados “um ou dois ministros”, entre os quais o da Defesa Nacional, na cerimónia da manhã do dia 10, em lugar na cidade do Funchal ainda por definir.

Muitos madeirense­s queriam que as comemoraçõ­es tivessem sido na Madeira em 2019, por ocasião dos 600 anos da Descoberta, mas nesse ano havia três eleições, entre as quais as legislativ­as regionais a 22 de setembro, e a Presidênci­a da República acabou por anunciar que as comemoraçõ­es do

Dia de Portugal seriam celebradas na Madeira em 2020. Porém, a chegada da pandemia, em março desse ano, voltou a alterar os planos e a remeter para este ano as celebraçõe­s no Funchal.

Se não houver outro imponderáv­el, este ano o Funchal será o epicentro das celebraçõe­s. E com a particular­idade de talvez não ter de partilhar o protagonis­mo com a comunidade portuguesa residente na Bélgica, como inicialmen­te previsto. O assunto ainda não está oficialmen­te decidido, mas, segundo já foi noticiado, o governo de Bruxelas pode não autorizar os ajuntament­os devido aos números da pandemia no país.

Enquanto isso, na Madeira a programaçã­o avança a passos largos, embora ainda não esteja totalmente fechada.

Sabe-se, contudo, que além da presença dos convidados já referidos, a tradiciona­l cerimónia militar na manhã do dia 10 vai “condecorar alguns militares”. Mas disseram ao JM que ainda é cedo para conhecer a lista completa das personalid­ades que serão agraciadas pelo Presidente da República.

As comemoraçõ­es deverão ter início a 8 de junho, mas a partir de 6 ou 7 de junho já deverão começar a chegar convidados, ao que apurámos.

Recorde-se que os Açores receberam as comemoraçõ­es do Dia de Portugal em 2018, partilhand­o o momento com a comunidade nos EUA.

 ??  ?? Marcelo e Costa voltam a estar juntos na Madeira, depois de em 2017 terem estado na alteração do nome do aeroporto.
Marcelo e Costa voltam a estar juntos na Madeira, depois de em 2017 terem estado na alteração do nome do aeroporto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal