Jornal Madeira

Região terá seis mil vacinas para quem quiser ser vacinado mais cedo

A Direção Regional de Saúde prevê um excedente de vacinas da Astrazenec­a na ordem das seis mil, que serão oferecidas a quem quiser ser vacinado mais cedo e desde que tenha mais de 18 anos.

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

Ainda este mês, a Direção Regional de Saúde deverá chamar a população em geral, com idade superior aos 18 anos que ainda não foi vacinada, para receber a Astrazenec­a. Depois de administra­das as segundas doses, a Região deverá ficar com um excedente desta vacina na ordem das seis mil doses e, nesse sentido, poderão ser vacinados mais três mil residentes. A novidade foi avançada ao nosso Jornal por Herberto Jesus. O diretor regional de Saúde explicou que o número exato de vacinas desta marca que deverá sobrar será apurado, mas “na próxima semana ou seguinte teremos esse aspeto definido”, mas não deverá fugir muito do número apontado.

Lembrando que a Agência Europeia do Medicament­o aconselha esta vacina para pessoas a partir dos 18 anos, a ideia da Saúde é aproveitar mais esta oportunida­de para acelerar o processo de vacinação da população. “É um extra muito importante para estarmos protegidos o mais rapidament­e possível”, acentuou o responsáve­l.

A Região tem conseguido acelerar a vacinação. Atualmente, estão a ser administra­das 23 mil inoculaçõe­s por semana. “Dependendo da disponibil­idade de vacinas, o nosso objetivo é atingir 25 mil inoculaçõe­s por semana”, explicou ainda, lembrando que “depende da disponibil­idade das vacinas enviadas pela ‘task force’ nacional.

Por outro lado, refira-se que a população com mais de 30 anos está já a ser chamada para ser vacinada, depois de a Saúde regional ter aberto o processo à faixa etária dos 40-50 anos. Herberto Jesus lembrou a estratégia que tem sido seguida na Região, tendo sido dada prioridade aos grupos mais vulnerávei­s e aos grupos profission­ais considerad­os de risco, o que envolveu pessoas de diferentes idades.

“Entretanto, com o maior número de vacinas disponível, que pretendemo­s ter muito mais, estamos a descer cada vez mais nas idades, para vacinar o mais rápido possível”, disse. “Estamos agora numa postura mais aberta de praticamen­te vacinar todas as pessoas. Isso é importante”. Herberto Jesus comentou ainda que a Região tem capacidade instalada, de recursos humanos, de espaço e de armazename­nto. A questão é o número de vacinas: “As vacinas continuam a chegar, mas continua a haver uma certa dificuldad­e da nossa parte, porque nós só sabemos da quantidade do próximo mês praticamen­te no fim do mês anterior, para gerirmos o processo”.

 ??  ?? O processo de vacinação na Região decorre a bom ritmo. Atualmente, são mais de 23 mil inoculaçõe­s por semana. A ideia é aumentar para 25 mil.
O processo de vacinação na Região decorre a bom ritmo. Atualmente, são mais de 23 mil inoculaçõe­s por semana. A ideia é aumentar para 25 mil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal