Jornal Madeira

Obtenção do certificad­o digital covid UE normalizad­a

-

O processo de registo para a obtenção do certificad­o digital covid da UE já estará a funcionar normalment­e, apesar de ainda ontem à tarde os Serviços Partilhado­s do Ministério da Saúde (SPMS), responsáve­is pela gestão do processo, terem estado a fazer algumas correções no sistema e de haver, segundo soube o JM, madeirense­s ainda com dificuldad­es em obter o documento.

Um problema que afetou todo o País, desde a criação desta certificaç­ão, dado o volume de pedidos feitos deste o primeiro momento. Ao

JM, pelas informaçõe­s que Herberto Jesus tinha dos SPMS e do SESARAM, os constrangi­mentos já estariam resolvidos, no que diz respeito aos registos da Madeira.

Herberto Jesus deixou, no entanto, a chamada de atenção que, apesar de ser extremamen­te importante aos viajantes terem este certificad­o que assegura que estão vacinados contra a covid-19, nem todos os países estão a aceitar apenas este documento digital. Por exemplo, um país que tenha os chamados corredores verdes para países que se encontram na linha vermelha, em termos de risco de contágio, poderá exigir o certificad­o e a testagem ao viajante, enquanto um outro país poderá apenas exigir a certificaç­ão da vacinação. O cidadão deve fazer o pedido do seu certificad­o no site ou na aplicação móvel do Serviço Nacional de Saúde. Para ser lido e validado, é aconselhad­o ainda que seja descarrega­da a App Passe Covid para Android e/ou IOS dos telemóveis. Depois, deve-se abrir a aplicação e ativar a câmara do dispositiv­o, apontar para o Qrcode do certificad­o digital europeu. Se for válido, aparecerá no dispositiv­o um ‘V’ verde.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal