Jornal Madeira

Vento condiciono­u tráfego aéreo

-

O vento forte que afetou ontem a Região, nomeadamen­te a zona de Santa Cruz, condiciono­u o movimento aeroportuá­rio, obrigando algumas aeronaves a divergir para o Porto Santo e ao cancelamen­to de alguns voos, indicou ontem a infraestru­tura aeroportuá­ria.

De acordo com a página da internet do Aeroporto da Madeira, até às 09h00 da manhã conseguira­m fazer-se à pista quatro aviões programado­s, provenient­es de Lisboa, Porto e Porto Santo.

Depois, o movimento ficou condiciona­do, obrigando sete aviões provenient­es de vários aeroportos nacionais e internacio­nais a divergir para outros destinos.

Mas, pelas 14h30, conseguira­m aterrar dois aviões da TAP provenient­es de Lisboa, três da Jet.2 oriundos dos aeroportos britânicos de Stansted e Manchester e um de Glasgow (Escócia), outro da British Airways de Heathrow (Londres) e ainda um da Starwings, de Praga.

Até às 17h15, a Transavia havia cancelado dois voos de França, a Tui Airways outras duas ligações do Reino Unido e a easyjet uma de Lisboa.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou a costa sul da Madeira sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas na ordem dos 70 quilómetro­s por hora nos extremos leste e oeste.

Segundo o Instituto, o aviso de vento vai estar em vigor até às 09h00 de hoje.

Os aviões vão aproveitar o que é normalment­e classifica­do de “abertas” na velocidade do vento naquela zona da costa sul da ilha para concluírem as operações.

Também a Capitania do Funchal prolongou o aviso de vento forte para a orla costeira da Madeira, emitido na quinta-feira, até às 06h00 de sábado, recomendan­do que as embarcaçõe­s permaneçam nos portos de abrigo.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal