Jornal Madeira

Presença “sente-se nos nomes das ruas, na gastronomi­a, na cultura, na música”

Rui Abreu, diretor regional das Comunidade­s e Cooperação Externa, recebeu esta sexta-feira Tyler dos Santos-tam, cônsul honorário de Portugal em Honolulu, Havai.

- Por Marco António Sousa marco.sousa@jm-madeira.pt

O diretor regional das Comunidade­s e Cooperação Externa, Rui Abreu, recebeu esta sexta-feira o cônsul honorário de Portugal em Honolulu, Havai, Tyler Dos Santos-tam, que também é líder do Partido Democrata no Estado norte-americano do Havai, e, como tal, é o possível candidato a governador naquele Estado em 2023.

Durante a reunião foi abordado o tema da proximidad­e entre a Região e o Estado norte-americano do Havai. “Os laços entre o Havai e a Madeira começaram no século XIX, mais precisamen­te em 1878, quando os primeiros emigrantes madeirense­s chegaram àquelas ilhas para trabalhar nos engenhos de açúcar”, explicou Rui Abreu.

Nas três décadas seguintes chegaram milhares de portuguese­s, sendo que metade eram oriundos da Madeira. De salientar que na época os madeirense­s integraram-se perfeitame­nte na sociedade havaiana.

“Talvez por partilhare­m o facto de serem ilhéus e também porque os madeirense­s são extremamen­te trabalhado­res”, sublinhou o governante.

Integrados na sociedade

Atualmente, os descendent­es de madeirense­s estão inseridos nos vários setores da sociedade, nomeadamen­te empresaria­l, na política, na educação.

Apesar da distância física, há muitos pontos em comum entre as regiões. “Os emigrantes madeirense­s levaram consigo a sua cultura e tradições, e muitas tornaram-se parte integrante da cultura do Havai”, disse Tyler dos Santos-tam.

Por sua vez, Rui Abreu sublinhou que “a presença madeirense sente-se no Havai, nos nomes das ruas, na gastronomi­a, na cultura, na música”.

A título de exemplo, o ukulele é um instrument­o musical tradiciona­l no Havai inspirado na braguinha madeirense. Naquele território, passados tantos anos, em que as pessoas já nem falam português, continuam a fazer malassadas, a fazer o pão em fornos de lenha. “Isto significa que a cultura e as tradições madeirense­s persistem no tempo e foram assimilada­s nestas ilhas do Pacífico”, concluiu o governante madeirense.

Tyler dos Santos-tam, cônsul honorário de Portugal no Havai

 ??  ?? O diplomata é uma das 40 personalid­ades mais influentes com idade inferior a 40 anos.
O diplomata é uma das 40 personalid­ades mais influentes com idade inferior a 40 anos.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal