Jornal Madeira

Ano letivo na Região começa mais cedo do que ao nível nacional

É praticamen­te certo que, na Região, as atividades letivas para as creches, educação pré-escolar e 1.º ciclo deverão manter a abertura para a primeira semana de setembro. Ao nível nacional será entre 14 e 17 de setembro.

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

A Região deverá manter algumas diferenças relativame­nte ao calendário escolar nacional. Contudo, as mesmas só poderão ser detalhadas após a publicação oficial do calendário e da realização da reunião de acerto do mesmo com os parceiros sociais.

Apesar de as datas não estarem ainda totalmente definidas, o ano letivo de 2021/2022 na Região Autónoma da Madeira terá um calendário ligeiramen­te diferente ao já divulgado ao nível nacional pelo Ministério de Educação. Recorde-se que, na última quinta-feira, foi tornado público que as aulas no continente terão início entre os dias 14 e 17 de setembro para o pré-escolar e ensinos básicos e secundário­s. O JM sabe que é praticamen­te certo que as atividades letivas para as creches, educação pré-escolar e 1.º ciclo deverão manter a abertura para a primeira semana de setembro, ou seja, até ao dia 8. Mas, sendo o dia 6 uma segunda-feira, este dia poderá ser um forte ‘candidato’ ao primeiro dia de aulas, em particular para os alunos do 1.º ciclo.

Conforme foi dito por fonte da SRE, “a exemplo de anos anteriores, a Região deverá manter algumas diferenças relativame­nte ao calendário escolar nacional”. Contudo, as mesmas só poderão ser detalhadas após a publicação oficial do calendário e da realização da reunião de acerto do mesmo com os parceiros sociais.

De qualquer modo, é mais do que previsível, segundo o que nos foi transmitid­o, que as atividades letivas comecem no início de se

CALENDÁRIO ESCOLAR NACIONAL

tembro em vez de praticamen­te a meio do mês.

Ao nível nacional, recorde-se que, tal como foi publicado pelo Ministério da tutela, as aulas terão início entre os dias 14 e 17 de setembro para o pré-escolar e ensinos básico e secundário.

Para os anos de escolarida­de com exames nacionais (9.º, 11.º e 12.º), as aulas terminarão a 7 de junho de 2022 e para os restantes anos no dia 15 de junho, com exceção para o pré-escolar e para o 1.º ciclo, para quem o ano letivo acabará a 30 de junho.

O calendário nacional prevê ainda que, entre 2 de maio e 20 de junho, sejam realizadas as provas de aferição para os alunos dos 2.º, 5.º

CALENDÁRIO REGIONAL PAUSAS LETIVAS PROVAS DE AFERIÇÃO PROVAS FINAIS DE CICLO EXAMES NACIONAIS

e 8.º anos de escolarida­de, e de 17 a 23 de junho realizar-se-ão as provas finais de ciclo do 9.º ano (1.ª fase). Já os exames nacionais do ensino secundário (1.º fase) efetuar-se-ão entre 17 de junho e 16 de julho.

O ‘mapa’ de férias escolares mantém-se mais ou menos idêntico aos anos letivos anteriores. As férias do Natal serão entre 17 de dezembro, uma sexta-feira, e 3 de janeiro, uma segunda-feira. O tradiciona­l segundo período, para as escolas organizada­s por trimestres, prolongar-se-á até 5 de abril, com a pausa habitual para o Carnaval, de 28 de fevereiro a 2 de março. As férias da Páscoa, de 5 a 19 de abril, antecedem o terceiro e último período.

 ??  ?? Na Madeira, o ano letivo para os mais novos deverá começar no início de setembro.
Na Madeira, o ano letivo para os mais novos deverá começar no início de setembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal