Jornal Madeira

Madeira espera adiantamen­to do primeiro cheque REACT-EU

Pedro Calado reuniu com secretário de Estado do Planeament­o, a quem lembrou que a Região espera ver também assegurada uma dotação específica RUP (Região Ultraperif­érica), de mais 8,2 milhões de euros.

- Por Agostinho Silva agostinhos­ilva@jm-madeira.pt

A opção do Governo Regional é afetar a maior fatia, 40,5%, no apoio às empresas, o que correspond­e a 32 milhões de euros. Outros 21 milhões de euros, ou seja, 26,5% das verbas, são para o apoio ao emprego.

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, questionou o Ministério do Planeament­o a propósito da entrega aos cofres da Região dos 5,4 milhões de euros que Portugal já recebeu a título de adiantamen­to do REACT-EU.

Na reunião online, ocorrida na manhã de quinta-feira e que juntou o secretário de Estado do Planeament­o, Ricardo Pinheiro, e o presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal, Fernando Alfaiate, o governante madeirense lembrou que a Madeira foi a primeira região do País a entregar à Comissão Europeia a proposta relativa ao instrument­o de apoio REACT-EU, tendo sido também, por isso, a primeira a receber a aprovação dos fundos relativos a esse programa.

Segundo realçou Pedro Calado, a aprovação e o adiantamen­to de parte das verbas programada­s para 2021 do REACT-EU da Madeira que, no seu total, é de 79 milhões de euros, é uma ótima notícia para a Região, que espera agora por essas verbas para abrir os concursos e lançar as medidas de apoio, nomeadamen­te o Programa apoiar. pt.madeira. que reserva 22 milhões de euros de apoios às empresas.

Recorde-se que a opção do Governo Regional é afetar a maior fatia, 40,5%, no apoio às empresas, o que correspond­e a 32 milhões de euros. Outros 21 milhões de euros, ou seja, 26,5% das verbas, são para o apoio ao emprego.

À Saúde estão destinados 15% dos apoios, no valor de 12 milhões, e à transição climática 18%, a que correspond­em 14 milhões de euros.

O governante madeirense aproveitou, ainda, a reunião de quinta-feira para informar Ricardo Pinheiro que, pelo trabalho interno desenvolvi­do ao nível dos serviços do Governo Regional, foi clarificad­o que, para além da verba já assegurada do REACT-EU no valor de 79 milhões de euros, a Região deverá ter acesso a uma dotação específica destinada ao apoio às especifici­dades das Regiões Ultraperif­éricas (RUP), conforme consta nas disposiçõe­s legais comunitári­as sobre este instrument­o do ‘Next Generation EU’.

Ao JM, o responsáve­l pelas finanças públicas regionais explicou que essa verba deverá ascender a mais 8,2 milhões de euros, a valores de 202l, correspond­entes a uma dotação especifica equivalent­e a 30 euros por habitante.

“Sendo notório que à verba já assegurada para a Região do REACT-EU, falta ainda associar a dotação especifica RUP, pedimos a colaboraçã­o ao Ministério do Planeament­o, através do secretário de Estado, para a análise aos valores e argumentos apresentad­os”, concluiu o vice-presidente.

 ??  ?? Pedro Calado esteve em contacto com o secretário de Estado do Planeament­o e com o presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal.
Pedro Calado esteve em contacto com o secretário de Estado do Planeament­o e com o presidente da Estrutura de Missão Recuperar Portugal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal