Jornal Madeira

Governo lança programa de apoio às empresas

Rui Barreto apresentou um programa a fundo perdido, “mais simplifica­do” e “mais generoso”, destinado a PME. Candidatur­as já estão disponívei­s.

- Por Marco Milho mmilho@jm-madeira.pt

O secretário regional da Economia apresentou ontem um novo programa de apoio ao tecido empresaria­l da Região, que reserva mais 22 milhões de euros para fazer face a despesas com rendas e tesouraria das empresas da Madeira e do Porto Santo.

O Apoiar.pt.madeira será operaciona­lizado através do Instituto de Desenvolvi­mento Empresaria­l e é dirigido às empresas que tenham registado perdas de faturação iguais ou superiores a 25%.

O governante realçou tratar-se de um programa “mais simplifica­do” e que não carecerá de pedidos de pagamento, sendo a candidatur­a feita no Portal do Balcão 2020.

O apoio dirige-se a micro, pequenas e médias empresas e comporta duas componente­s: uma de apoio à tesouraria, a fundo perdido, e uma componente de apoio às rendas não habitacion­ais ou rendas comerciais.

Os limites máximos do apoio à tesouraria a que as empresas terão acesso a fundo perdido são de 15 mil euros para as micro, 40 mil para as pequenas e 100 mil euros para as médias empresas.

A componente das rendas é acumulável com o apoio à tesouraria e conta com o teto máximo de 40 mil euros por empresa, dois mil euros por estabeleci­mento e com uma duração de seis meses (o pagamento é feito numa única vez), sendo 50% do valor a fundo perdido.

“Este programa é mais generoso porque o programa nacional começa no apoio a fundo perdido nos 30%”, destacou ainda o secretário regional com a tutela da Economia.

Nas duas componente­s, uma microempre­sa tem um limite de 15 mil euros no apoio à tesouraria, poderá ir até 40 mil no apoio às rendas. Nos apoios acumulávei­s entre si uma micro poderá receber até 55 mil euros, uma pequena empresa até 80 mil euros e uma média empresa até 140 mil euros, segundo Rui Barreto.

“Um programa de 22 milhões de euros, totalmente a fundo perdido, com duas componente­s, de apoio à tesouraria e de apoio às rendas, que são acumulávei­s entre si, num regime muito mais simplifica­do de candidatur­as, em que o próprio sistema verificará as condições de acesso. Não é necessário fazer os pedidos de pagamento, é um programa em que melhorámos muito a simplicida­de no acesso, no pagamento, e é um programa que ajudará e muito os setores mais atingidos da nossa economia nos muitos que o Governo Regional da Madeira já lançou para apoiar as nossas empresas e os nossos trabalhado­res”, sintetizou o governante.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal