Jornal Madeira

Proposta aprovada

- Estrangeir­os tratados por igual Fixar jovens

A proposta de lei do Governo que altera o funcioname­nto e a composição do Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC) foi ontem aprovada na generalida­de no parlamento, sem votos contra.

A integração do Juízo de Instrução Criminal de Lisboa no TCIC - mais conhecido por ‘Ticão’ -, que vai traduzir-se no aumento do número de juízes de instrução dos atuais dois para nove, contou com os votos favoráveis de PS, PCP, Verdes e da deputada Joacine Katar Moreira.

O ministro da Administra­ção Interna disse, ontem, que não se justifica em Portugal “uma polícia para estrangeir­os” quase 50 anos depois de um Estado de direito democrátic­o, consideran­do que os imigrantes são “algo benéfico para a sociedade e economia”.

Eduardo Cabrita referiu que os cidadãos estrangeir­os devem ser tratados “da mesma forma que qualquer um de nós”, a partir do momento que sejam reconhecid­os no país os seus direitos jurídicos e de residência.

O primeiro-ministro defendeu ontem que o mercado provou que falha se deixado sozinho na política de habitação e considerou que o grande desafio é a fixação dos jovens, que são a geração “mais qualificad­a de sempre”.

Esta posição foi assumida por António Costa no final de uma cerimónia de reafetação de parte das antigas instalaçõe­s do Hospital Militar da Estrela, em Lisboa.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal