Jornal Madeira

1.º semestre registou mais 3.581 utentes no Serviço Regional de Saúde

O IASAÚDE, que tem já balcões de atendiment­o em quatro concelhos, para além do Funchal e Porto Santo [que já existiam], quer chegar a todos os municípios antes do fim do ano. Entretanto, nestes seis meses, reembolsou quase um milhão e 900 mil euros.

- Por Carla Ribeiro carlaribei­ro@jm-madeira.pt

O Instituto de Administra­ção da Saúde, num balanço global ao primeiro semestre do corrente ano, destaca, ao JM, o facto de se terem registado mais 3.581 novos utentes no Serviço Regional de Saúde, para efeitos de acesso aos reembolsos, o que, desde logo, “revela o sucesso das novas medidas de proximidad­e que foram criadas este ano, através da abertura de novos postos de atendiment­o: Calheta, Ribeira Brava, Machico e Santana”. Rita Andrade, presidente do IASAÚDE, lembra que o compromiss­o do Governo sempre foio de que, até ao final deste ano de 2021, todos os concelhos da Região teriam um balcão de reembolsos. E esse propósito mantém-se, conforme assegura nas declaraçõe­s ao Jornal, admitindo mesmo que se houver condições para concretiza­r mais cedo este projeto, ainda melhor. “E estamos a envidar todos os esforços nesse sentido”, afirma aquela responsáve­l, realçando que isso implicará a necessidad­e de reforços em termos de recursos humanos, viaturas e equipament­os informátic­os. Convencida de que os prazos serão antecipado­s, até porque tem havido uma grande pressão por parte da população dos municípios de Câmara de Lobos, Ponta do Sol, Porto Moniz, Santa Cruz e São Vicente, Rita Andrade prevê que ainda antes do fim de 2021, todos os concelhos estão servidos com esta medida que visou descentral­ização e proximidad­e.

A presidente do Instituto de Administra­ção da SAÚDE afirma que o número de atendiment­os diários tem aumentado gradualmen­te o que diminui, por outro lado, o tempo de espera do agendament­o dos utentes. Ainda assim e apesar das conhecidas contingênc­ias relacionad­as com a pandemia, Rita Andrade des

 ??  ?? Rita Andrade partilha com o JM os números atuais relativos aos utentes do Serviço Regional de Saúde.
Rita Andrade partilha com o JM os números atuais relativos aos utentes do Serviço Regional de Saúde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal