Jornal Madeira

Futuros universitá­rios também vão ser vacinados

Até às 16 horas desta segunda-feira, já tinham sido vacinados 600 estudantes do ensino superior. Ao todo, o portal do SESARAM já soma cerca de 1.600 inscrições.

- Por Edna Baptista edna.baptista@jm-madeira.pt

Ao longo da tarde de ontem, eram sobretudo rostos mais jovens aqueles que se encontrava­m no Centro de Vacinação do Funchal, no Madeira Tecnopolo, onde arrancou esta segunda-feira a inoculação dos estudantes universitá­rios madeirense­s.

Por volta das 16 horas, não havia fila e eram ainda algumas as cadeiras vazias na zona de observação. Ainda assim, já estão inscritos cerca de 1.600 jovens alunos para receber a vacina contra a covid-19, segundo revelou Pedro Calado, vice-presidente do Governo Regional, em visita ao local.

“Temos até cerca de 1.600 inscrições já concretiza­das de todos estes jovens. E até este momento [16 horas], temos quase 600 estudantes universitá­rios já vacinados, o que significa um processo muito rápido, positivo e com uma organizaçã­o muito segura e tranquila”, apontou o governante, recordando que a Região tem cerca de cinco mil alunos universitá­rios a estudar no continente, outros mil fora do País e mais cerca de três mil estudantes da Universida­de da Madeira (UMA), alguns dos quais receberam já ontem a primeira dose deste fármaco.

A estes vão acrescenta­r-se ainda aqueles que findam agora o ensino secundário e que nas próximas semanas se candidatar­ão ao ensino superior. Conforme confirmou ao JM a Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil, também estes estudantes serão incluídos nesta fase de vacinação, sendo que para tal basta procederem à sua inscrição no portal do SESARAM, submetendo um documento comprovati­vo da sua candidatur­a. Segundo as estimativa­s, nesta situação estarão cerca de 800 a 1.000 alunos, que sobretudo a partir

Segundo apontou ontem Pedro Calado, a ideia é que a vacinação destes estudantes esteja concluída até ao final do verão.

do final do mês de julho já deverão conseguir proceder ao agendament­o da sua vacinação.

A estes alunos, o número dois do Executivo madeirense deixou o apelo de que aceitem esta oportunida­de de se protegerem contra o novo coronavíru­s. “A ideia é que este processo fique terminado até ao final do verão, para que na altura de retornar aos seus estabeleci­mentos de ensino

superior, quer seja na Região, quer seja no continente, quer seja fora do País, já se encontrem com o plano de vacinação concluído”, sublinhou.

Por sua vez, Sílvio Fernandes, reitor da UMA, apontou que dos alunos que já se encontram inscritos para serem vacinados, a maioria é da academia madeirense, que soma um total de 3.200 estudantes. “Este é um momento muito importante para a Universida­de da Madeira, porque vai permitir que comecemos as aulas, previstas para outubro, já com toda a comunidade universitá­ria vacinada. A Universida­de da Madeira foi a primeira universida­de do País a quem foi dada a possibilid­ade de ter os funcionári­os e professore­s vacinados no passado mês de março e agora com os alunos vacinados, com as devidas cautelas, poderemos começar o ano letivo já de uma forma relativame­nte normal”, reiterou.

 ??  ?? Em visita ao centro de vacinação do Funchal, Pedro Calado pediu que a população mantivesse todos os cuidados.
Em visita ao centro de vacinação do Funchal, Pedro Calado pediu que a população mantivesse todos os cuidados.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal