Jornal Madeira

Comerciant­es madeirense­s assaltados na África do Sul

Desde a passada quinta-feira que a comunidade madeirense vive em pânico o seu dia a dia, devido às manifestaç­ões de apoiantes do ex-presidente Jacob Zuma.

- MEDO Por José Luís da Silva, correspond­ente em Joanesburg­o (África do Sul) redacao@jm-madeira.pt

Devido à vaga de violência, que vem acompanhad­a de roubos, atear fogo a propriedad­es, negócios queimados, car-jacking e uma continuada incitação à violência, a decisão da colocação de tropas nas ruas aliviou um pouco as tensões que vinham prevalecen­do no seio da comunidade.

Em Joanesburg­o, e pelas mesmas razões, a decisão de colocar as tropas como forma de impor alguma ordem agradou à maioria das pessoas, que apenas criticam o governo pela decisão tardia. Após informaçõe­s de fonte fidedigna, foram observados confrontos entre manifestan­tes e militares recentemen­te chegados à cidade.

A população de Durban está em choque devido aos danos avultados e falta de controlo policial, decidiu organizar a sua própria defesa para proteção de famílias e negócios e propriedad­es, pessoas que aceitam os direitos democrátic­os como a liberdade de expressão e o direito de protestar, mas discordam do que está acontecend­o.

Um bebé ficou ferido devido a uma pedra atirada contra um veículo. Uma pessoa foi morta durante um assalto a um centro comercial de Durban. No domingo, um ar

Da nossa companhia foram mais de 20 talhos saqueados e não sei quantos incendiado­s. Isto está mau, mas temos de continuar. Amanhã será outro dia.

Carlos Lopes, emigrante madeirense na África do Sul

 ??  ?? Ruas de várias cidades sul-africanas parecem autênticos campos de batalha.
Ruas de várias cidades sul-africanas parecem autênticos campos de batalha.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal