Jornal Madeira

Porto Santo lidera acessos

-

O Porto Santo liderava em 2019 (o ano mais recente disponível) os acessos à Internet em banda larga em local fixo.

A ilha dourada apresentav­a uma taxa de penetração na ordem dos 46,8%, seguida do Funchal com 43,6% e da Calheta com 38,7%. Estes eram, segundo o estudo do INE divulgado pela DREM, os municípios com as taxas de penetração mais elevadas.

“No Porto Santo, dada a sua dimensão, há maior facilidade em se conseguir uma maior penetração”, explica Nelson Melim, diretor da delegação regional da ANACOM.

No reverso da medalha, os concelhos com menor penetração em 2019 foram Câmara de Lobos (27,9%), Santana (29,2%) e Ribeira Brava (31,9%), que tinham as taxas mais baixas.

No todo da Região, a penetração atingiu os 37,5% da população contra os 38,6% alcançados no todo do País.

Em termos absolutos, em 2019, o número de acessos à internet em banda larga (em local fixo) no segmento residencia­l era de 80,6 mil e no não residencia­l de 14,6 mil, o que perfazia um total de 95,3 mil (+3,9% que em 2018).

No que toca às redes de alta velocidade, no todo do País, cerca de 5,7 milhões de alojamento­s em território nacional já se encontrava­m cablados com rede de alta velocidade, no final do 1.º trimestre de 2021, mais 4,8% do que no trimestre homólogo.

A Região está muito bem posicionad­a no que toca às comunicaçõ­es face ao todo nacional… No Porto Santo, dada a sua dimensão, há maior facilidade em se conseguir uma maior penetração. Nelson Melim,

Entre as regiões que registaram um cresciment­o muito significat­ivo do número de alojamento­s cablados estão o Algarve (+16,5%), a Madeira (+9,7%), o Centro (+9,6%) e o Alentejo (+6,5%), segundo os dados recentemen­te divulgados pela ANACOM.

 ??  ?? Ilha dourada liderava em 2019 os acessos em banda larga em local fixo.
Ilha dourada liderava em 2019 os acessos em banda larga em local fixo.
 ??  ?? ANACOM
ANACOM

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal