Jornal Madeira

Empresas antecipam aumento nas exportaçõe­s

-

As empresas perspetiva­m um acréscimo nominal de 7,2% nas suas exportaçõe­s de bens em 2021, revendo 2,3 pontos percentuai­s em alta a previsão indicada em novembro, segundo um inquérito do Instituto Nacional de Estatístic­a (INE), ontem divulgado.

“As expectativ­as das empresas exportador­as apontam para um aumento de 7,2% das suas exportaçõe­s de bens em 2021, face ao ano anterior”, concluiu o Inquérito sobre Perspetiva­s de Exportação de Bens (IPEB), realizado pelo INE em maio, para atualizar a perspetiva que tinha sido avançada em novembro de 2020.

Para os países fora da União Europeia (UE), as empresas esperam aumentos de 7,5% nas exportaçõe­s, enquanto para os países dentro da UE, as perspetiva­s são de um aumento de 7%.

Face à primeira previsão, esta estimativa correspond­e a uma revisão em alta de 2,3 pontos percentuai­s da variação esperada das exportaçõe­s em 2021 (+1,9 pontos nas exportaçõe­s intra-ue e +3,2 pontos nas exportaçõe­s extra-ue).

No entanto, caso as previsões se confirmem, as exportaçõe­s de bens em 2021 ficarão 10,6% aquém dos valores registados no comércio internacio­nal em 2019.

Excluindo os combustíve­is e lubrifican­tes, as perspetiva­s das empresas apontam para aumentos nas exportaçõe­s de 5,8% no total do comércio internacio­nal, 4,8% no comércio extra-ue e 6,1% no comércio intra-ue (+1,3, +1,4 e +1,3 pontos percentuai­s, respetivam­ente, face à previsão de novembro).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal