Jornal Madeira

Berta Nunes diz que “as pessoas estão assustadas”

-

A secretária de Estado das Comunidade­s Portuguesa­s, Berta Nunes, afirmou ontem que a comunidade portuguesa na África do Sul está “assustada” com os distúrbios violentos no país, mas que não há registo de mortos ou feridos entre os portuguese­s.

“As pessoas estão assustadas, o que é compreensí­vel. Já fizeram alguns telefonema­s, informando de situações de que estão a ter conhecimen­to e também pedindo orientaçõe­s e manifestan­do preocupaçã­o. Essa preocupaçã­o é normal, é natural, e também deve levar as pessoas a ter o máximo de precaução”, disse à Lusa Berta Nunes, por telefone.

“Na zona onde está boa parte da comunidade portuguesa em Joanesburg­o, nomeadamen­te o consulado, até ao momento não tem havido quaisquer distúrbios, mas nós sabemos que, tanto em Kwazulu-natal, como em Gauteng, houve situações de comércios de portuguese­s, várias atividades, que foram saqueados”, afirmou a governante, que explicou que foram atingidos seis estabeleci­mentos: três na província de KwazuluNat­al e três na província de Gauteng.

A secretária de Estado acrescento­u que, “até ao momento, embora tenha havido essas seis situações já identifica­das de estabeleci­mentos portuguese­s que foram saqueados e até incendiado­s, não há nenhuma morte na comunidade portuguesa”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal