Jornal Madeira

Questão da África do Sul “é muito complicada”

- Por Marco António Sousa marco.sousa@jm-madeira.pt

“Estamos a falar, talvez, das situações mais difíceis que se passaram na África do Sul devido a estes distúrbios dos últimos dias”. É com esta afirmação que Paulo Neves, deputado do PSD-M com assento na Assembleia da República, sustenta o voto que o próprio deu entrada ontem na ‘casa da democracia’.

“O que se passa agora na África do Sul é, de facto, uma questão muito difícil, muito complicada para a comunidade, estamos a falar numa enorme comunidade portuguesa na África do Sul, sendo que a maioria são originário­s da Madeira”, relembrou.

A preocupaçã­o de Paulo Neves prende-se com o facto de a comunidade “estar a ser vítima desta violência que está a atingir a África do Sul”.

“É por isso que a nossa comunidade deve ser acompanhad­a muito de perto pelo Governo da República. Não nos podemos esquecer que é o Governo que tem a responsabi­lidade da politica externa”, enaltece.

Paulo Neves considera que o Governo “não pode ficar só por meias palavras ou por diagnóstic­os que não são bem feitos porque aquilo que o Governo tem de ter consciênci­a é que existem dezenas de empresário madeirense­s na África do Sul que têm sido vítimas desta violência, que têm visto os seus negócios destruídos, negócios de anos, vidas inteiras que têm sido destruídas de um momento para o outro devido a esta violência”.

O deputado social democrata reforça que o País deve ter “uma atenção especial e permanente com a nossa comunidade na África do Sul” e que a mesma deve ser efetivada na Embaixada e nos Consulados do país".

“É por isso que neste voto que apresento, que lidero e é acompanhad­o pelo PSD - tenho a certeza que será acompanhad­o pelos outros partidos - precisamen­te para alertar o Governo da República”, explica.

A terminar, o deputado relembra que o PSD “é o único na Assembleia da República que apresenta este voto sobre o país”, afirmando não ter dúvidas que o mesmo será acompanhad­o pelos outros partidos”.

 ??  ?? Deputado Paulo Neves considera que Portugal deve acompanhar de perto a comunidade lusa na África do Sul.
Deputado Paulo Neves considera que Portugal deve acompanhar de perto a comunidade lusa na África do Sul.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal