Jornal Madeira

SESARAM inova com o internamen­to domiciliár­io

- Por Paulo Graça paulo.graca@jm-madeira.pt

O Serviço de Saúde da RAM (SESARAM) prepara-se para abrir a Unidade Hospitalar Domiciliár­ia (UHD), que consiste numa hospitaliz­ação na própria residência de um utente com doença aguda que tenha recorrido ao Serviço Regional de Saúde (SRS).

Os cuidados médicos, exames e medicação não deixam de ser prestados, bem como todos os necessário­s cuidados de enfermagem ao doente que opte por este tipo de internamen­to. O sistema funciona como se o utente estivesse num contexto de internamen­to em unidade hospitalar.

A vigilância e acompanham­ento são efetuados por uma equipa médica multidisci­plinar, de forma ininterrup­ta, ou seja, 24 horas, sete dias por semana, tal como é realizado ao nível hospitalar a quem fica internado em qualquer das especialid­ades.

Aqui, no UHD, a única diferença é que tudo é tratado através de meios digitais, com recurso a um programa de software que garante a vigilância e monitoriza­ção do doente durante todo o tempo.

As consultas podem ser efetuadas à distância ou até presenciai­s e ficam a cargo de uma equipa multidisci­plinar do SESARAM.

O financiame­nto para constituir esta Unidade de Hospitaliz­ação Domiciliár­ia terá de ser assegurado pela própria unidade hospitalar, neste caso pelo Hospital Dr. Nélio Mendonça.

A hospitaliz­ação domiciliár­ia, enquanto modelo de prestação de cuidados de saúde em casa, representa uma alternativ­a ao internamen­to convencion­al, proporcion­ando assistênci­a contínua e coordenada aos utentes que, requerendo admissão hospitalar para internamen­to, cumpram um conjunto de critérios clínicos. Nestes casos, será sempre o médico a decidir e o acordo da família é essencial para que se concretize este modelo de assistênci­a.

Além disso, são precisos critérios como os sociais e geográfico­s que permitem a sua hospitaliz­ação no domicílio. A finalizar, a responsabi­lidade é total por parte dos profission­ais de saúde do SESARAM que venham a constituir uma Unidade de Hospitaliz­ação Domiciliár­ia (UHD).

Centro de controlo no hospital

Os doentes nestas condições vão ter

uma equipa médica multidisci­plinar durante todo o tempo e a toda a hora. Segundo soube o JM, Rafaela Fernandes, presidente do Concelho de Administra­ção do SESARAM, negociou com uma operadora de telecomuni­cações toda a aplicação do software a ser implementa­do na casa destes doentes, bem como a criação de um centro de controlo e vigilância de utentes nestas condições, que serão monitoriza­dos e vigiados durante 24 horas por dia.

O JM contactou o SESARAM com o intuito de dar a conhecer mais pormenores sobre este novo projeto. Mas, apesar da nossa insistênci­a, não obtivemos resposta sobre esta matéria.

 ??  ?? SESARAM vai criar um novo sistema de internamen­to para os seus doentes.
SESARAM vai criar um novo sistema de internamen­to para os seus doentes.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal