Jornal Madeira

Banco Alimentar “mata” a fome a quase 10 mil pessoas na Região

Banco Alimentar Contra a Fome da Madeira ultrapasso­u, no ano passado e pela primeira vez, o valor de 1 milhão de euros em alimentos distribuíd­os. No primeiro semestre deste ano, foram quase 10 mil pessoas apoiadas com ajuda alimentar na Região.

- Por Lúcia M. Silva lucia.silva@jm-madeira.pt

O Banco Alimentar Contra a Fome da Madeira celebra esta segunda-feira, dia 19 de julho, o seu 9.º aniversári­o.

Em nove anos de existência, a instituiçã­o, liderada desde o início na Região por Fátima Aveiro, cresceu de forma exponencia­l, quer na angariação de alimentos, no quer no número de voluntário­s, bem como no apoio às famílias, através das instituiçõ­es de solidaried­ade social.

Em 2012 eram 16 as entidades ajudadas, mas atualmente já são 53.

O mesmo tem vindo a acontecer com o número de pessoas apoiadas. Desde 2012 que a tendência tem sido sempre de cresciment­o, embora com algum decréscimo em 2019 e posterior subida em 2020 devido à pandemia.

Em 2012, ano da sua instalação na Madeira, apenas 1.600 pessoas receberam apoio através do Banco Alimentar. Contudo, no ano seguinte, já eram mais de 5 mil e, em 2014, esse número mais do que duplicou, chegando às 11.626 pessoas ajudadas, um valor que não voltou a repetir-se. Mesmo em 2020, ano em que surgiu a pandemia, foram 11.606 as pessoas que receberam apoio do Banco Alimentar.

De salientar a este respeito que, já este ano, nos primeiros seis meses, já foram ajudadas com bens alimentare­s quase 10 mil pessoas (9.764).

Relativame­nte aos bens distribuíd­os, as maiores fatias

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal