Jornal Madeira

Governo da Madeira incentiva

Vice-presidente associa a investigaç­ão a turismo científico. Pedro Calado e Susana Prada estiveram na passagem do grupo de investigad­ores pelo Funchal, a caminho das Selvagens.

- Por Agostinho Silva agostinhos­ilva@jm-madeira.pt

“O turismo científico, regulado recentemen­te pelo Governo Regional, é uma novidade que permite a realização, de forma regulada e sustentada, de uma atividade económica que, além da valorizaçã­o do espaço natural, cimenta as Selvagens como ilhas e não rochedos, com as implicaçõe­s em termos de delimitaçã­o da Zona Económica Exclusiva portuguesa que daí decorrem”, sublinhou o vice-presidente, Pedro Calado, na saída do grupo que se encontra a realizar uma expedição científica às ilhas Selvagens, liderada pela investigad­ora portuguesa Ana Zélia Miller, e que conta com a participaç­ão de investigad­ores da Agência Especial Europeia, de um cosmonauta da Agência Espacial Russa (Roscomos) e de investigad­ores de instituiçõ­es nacionais e internacio­nais.

Tal como o JM anunciou ontem, metade da equipa de investigad­ores desembarco­u sábado na Selvagem Grande para uma expedição inédita. A especialis­ta no estudo da geomicrobi­ologia de grutas, Ana Miller, elegeu as Ilhas Selvagens para dar corpo ao seu projeto – Microceno – que, em última instância, poderá vir a ser útil para a indústria farmacêuti­ca, dado que as bactérias que estão a ser recolhidas poderão produzir compostos com propriedad­es antimicrob­ianas que posteriorm­ente “poderão ser usados como antibiótic­os”.

Governo Regional apoia

Dois membros do Governo Regional da Madeira estiveram sexta-feira na largada do Funchal para as Selvagens. Pedro Calado e Susana Prada felicitara­m a expedição, que ocorre no ano do 50.º aniversári­o da Reserva Natural das Selvagens, a primeira de Portugal.

Na altura, o vice-presidente Pedro Calado destacou o “especial interesse” do Governo Regional. “Uma expedição contribui sempre

 ??  ?? Pedro Calado e Susana Prada estiveram na partida da expedição ‘Microceno’ às Selvagens.
Pedro Calado e Susana Prada estiveram na partida da expedição ‘Microceno’ às Selvagens.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal