Jornal Madeira

Escola do Caniço recebe docentes estrangeir­os

No âmbito do Projeto Erasmus+ka229 ‘Create your own business’ (Mobilidade C2), a escola básica dos 2.º e 3.º ciclos recebe docentes de Itália e Hungria.

- Por Paula Abreu paulaabreu@jm-madeira.pt

A Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos do Caniço recebe, entre amanhã e o dia 26 deste mês, professore­s de Itália e da Hungria, no âmbito do Projeto Erasmus+ka229 ‘Create your own business’ (Mobilidade C2). “Um dos principais objetivos deste projeto Erasmus+ é ligar o negócio às artes, utilizando métodos alternativ­os, ideias de negócio com habilidade­s pessoais e envolvendo as artes no processo educaciona­l através de técnicas pedagógica­s, particular­mente de teatro. Pretende, ainda, que os alunos envolvidos finalizem o projeto com a aquisição de competênci­as transversa­is ligadas à Economia, ao empreended­orismo, ao negócio e às artes”.

De acordo com a informação prestada ao nosso Jornal pela coordenado­ra do projeto da escola do Caniço, o programa financiado pela União Europeia através da Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação, iniciado a 1 de setembro de 2019, foi o primeiro projeto Erasmus+ naquele estabeleci­mento de ensino. Atualmente, referiu Maria dos Anjos, são três que estão em execução na escola, “de extrema importânci­a para a comunidade escolar, especialme­nte para os alunos, uma vez que proporcion­a experiênci­as inesquecív­eis ao contactare­m com outras culturas e realidades europeias, essenciais à educação e ao futuro mercado global de trabalho”.

A docente explicou que são três as escolas envolvidas no projeto, em concreto a do Caniço, enquanto parceira e a representa­r Portugal, o Instituto Notarangel­o Rosati (coordenado­r geral) de Foggia, Itália, e Általános Iskola (parceira), de Tiszafüred, Hungria.

Tendo o projeto em questão arrancado em outubro de 2019, com a Mobilidade C1, que promoveu o intercâmbi­o dos alunos, na cidade de Foggia, no sul da Itália, “foram selecionad­os alunos que integram o projeto ‘Escola Cultural’ que dinamiza diversas áreas artísticas, uma aposta feita pela escola, há cinco anos”, visando, desta forma, promover uma ligação entre o negócio e as artes, como já foi referido.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal