Jornal Madeira

Clima avança "de forma ténue"

-

A atividade económica manteve a tendência de recuperaçã­o em junho, com o indicador de clima económico a aumentar de “forma ténue”, superando nos últimos dois meses o nível observado no início da pandemia (março de 2020). De acordo com os dados ontem divulgados pelo Instituto Nacional de Estatístic­a (INE), o clima económico melhorou dos 1,8 pontos observados em maio para os 2,2 pontos em junho.

“Em junho, o indicador de clima económico aumentou de forma ténue, superando nos últimos dois meses o nível observado no início da pandemia (março de 2020)”, refere. Segundo o INE, “a informação quantitati­va mais recente disponível para maio e junho revela taxas de cresciment­o homólogo elevadas, mas menos intensas no último mês”. Com exceção do comércio a retalho e da construção, sinaliza, a generalida­de dos indicadore­s de curto prazo ainda não atingiu em maio os níveis do período homólogo de 2019.

“No caso do turismo, a atividade em maio situou-se ainda significat­ivamente abaixo do observado em igual período de 2019”, refere.

O nível das exportaçõe­s de bens em termos nominais foi também inferior ao registado no período homólogo de 2019.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal