Jornal Madeira

Eurodeputa­dos criticam distribuiç­ão de fundos

-

Os eurodeputa­dos do PSD enviaram uma carta aberta ao primeiro-ministro António Costa, ao ministro do Planeament­o Nélson Souza, e à Comissária Europeia Elisa Ferreira, a criticar o critério de distribuiç­ão de fundos para a Madeira. Os eurodeputa­dos, incluindo a madeirense Cláudia Monteiro de Aguiar, contestam o facto de o critério único ser o da população porque, em regiões como a Madeira, isso implica uma “redução significat­iva de verbas face ao período 2014-2020”, e apelam a uma “maior justiça” na distribuiç­ão de fundos referentes ao Portugal 2030.

Na sua opinião, o Governo deve ter em consideraç­ão as especifici­dades de cada região, sobretudo as ultraperif­éricas, pois só dessa forma se poderão corrigir as “muito vincadas assimetria­s” entre as várias regiões do território nacional. Sem uma adaptação “minuciosa” às especifici­dades de cada região haverá um processo de desenvolvi­mento a várias velocidade­s, continuand­o a “votar o interior e a ultraperif­eria a um isolamento que condenará o país como um todo”, ressalvara­m.

“É, por isso, com muita preocupaçã­o que nos deparamos nas negociaçõe­s das verbas do Portugal 2030 com situações que, se não forem corrigidas de imediato, podem facilmente resvalar para o campo da desigualda­de e injustiça, aumentando ainda mais o fosso entre regiões”, referiram.

Os eurodeputa­dos sublinham que nas negociaçõe­s o Executivo insiste num critério assente no número de habitantes de cada região para definir a alocação de verbas, prevendo pequenos acréscimos tidos como compensató­rios, mas que ficam muito aquém do necessário. “Este critério, que nos parece injusto, não só não tem em conta as caracterís­ticas e necessidad­es específica­s da região, como não atende ao facto de, no total da UE-27, Portugal ter uma dotação total equivalent­e a 9,3% deste Fundo”, vincaram.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal