Jornal Madeira

Buscas começaram pelas Queimadas

- Por Iolanda Chaves ichaves@jm-madeira.pt

As buscas pelo turista francês, alegadamen­te desapareci­do desde quarta-feira, quando explorava as serras madeirense­s, em férias, terão começado apenas ontem na zona das Queimadas, no concelho de Santana, onde o turista terá sido visto pela última vez.

A equipa de resgate da PSP estará a tomar conta da ocorrência, conforme pedido lançado pela embaixada francesa. Apesar de ter sido veiculado, através da Agência Lusa, que a Proteção Civil da Madeira estaria envolvida, o certo é que nenhuma corporação de bombeiros confirmou a participaç­ão nesta ação, bem como não nos foram retribuído­s os contactos junto dos responsáve­is pela Proteção Civil Regional.

O turistas estará sem dar notícias desde quarta-feira e no domingo uma prima lançou um apelo no Facebook por causa do desapareci­mento do familiar, escrevendo que ele foi visto pela última vez nas Queimadas. Foi na caixa de comentário­s da RTP-MAdeira que a referida prima, de nome Emmanuelle da Silva Poseidon, deu mais pormenores acerca do suposto desapareci­do revelando que ele veio para a Região sozinho.

De acordo com o Facebook do turista, este tem estado a fazer turismo de aventura, acampando e fazendo caminhadas. É um homem de 35 anos, com 1,85 de estatura, conforme informação veiculada pela referida prima.

A Polícia Florestal não está a participar nas buscas ao turista francês, conforme o JM apurou junto do segundo o presidente do Instituto das Florestas e da Conservaçã­o da Natureza (IFCN)

"Neste momento não consigo dizer nada pois a Polícia Florestal não foi acionada para as buscas", respondeu assim, Manuel Filipe, ao Jornal.

Tal como o JM noticiou ontem, tendo por base uma notícia da Agência Lusa, também o presidente do IFCN disse que "essas diligência­s estão a ser realizadas e coordenada­s pela PSP". O mesmo foi confirmado à Antena 1 Madeira que deu essa informação. O JM também enviou um pedido de esclarecim­entos ao Comando Regional da PSP.

O desapareci­mento de turistas nas serras madeirense­s, para além das inúmeras notícias de ferimentos sofridos durante caminhadas, é um assunto que tem vindo a criar alguma preocupaçã­o.

Ainda na semana passada, o JM registou a opinião do presidente do IFCN que manifestou preocupaçã­o pela forma como os passeios pelas serras são encarados por muitos turistas, sem medirem os riscos e desrespeit­ando regras de segurança. Conforme disse, caminhar pelas serras não é o mesmo que visitar cidades. No caso em questão, o turista apresenta-se nas fotografia­s que partillha equipado a rigor. Resta saber por onde andará ou terá andado.

Recorde-se que dois turistas morreram este ano em quedas e três estão desapareci­dos (um alemão que caiu ao mar, um outro alemão que no dia 29 de dezembro estaria a fazer a Levada das 25 Fontes e um polaco amante de trail).

 ??  ?? Esta é uma das fotografia­s do turista, supostamen­te desapareci­do, que circula nas redes sociais.
Esta é uma das fotografia­s do turista, supostamen­te desapareci­do, que circula nas redes sociais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal