Jornal Madeira

Redução de 40% aumentou taxas de frequência

-

Desde o ano letivo de 2019/2020, o Governo Regional atualizou os valores do apoio à frequência da Educação não-obrigatóri­a (Creche e Educação Pré-escolar), representa­ndo uma redução de 40% nas mensalidad­es pagas pelos encarregad­os de educação.

No entender de Jorge Carvalho, "as taxas de frequência das valências de creche e de pré-escolar são um sucesso porque correspond­em aos melhores interesses das famílias e ao desenvolvi­mento de políticas sociais de apoio às famílias por parte do Governo Regional".

Como recordou, a redução substancia­l do valor das mensalidad­es “ajudou a consolidar a pretensão das famílias em proporcion­ar o melhor enquadrame­nto socioeduca­tivo, desde muito cedo, às suas crianças".

O governante não tem dúvidas que “a forte interpenet­ração dos agentes privados, particular­es e públicos resulta do facto de não haver, por parte do Governo Regional, qualquer atavismo ideológico em relação aos setores privado e público, que são encarados como parceiros cuja intervençã­o é conciliáve­l com a pública"”.

A concluir, Jorge Carvalho sublinhou que “o custo por aluno nesses setores é mais baixo do que no setor público, uma vez que tanto no privado, como no particular, as famílias e as próprias instituiçõ­es aportam ao funcioname­nto dos estabeleci­mentos fontes de financiame­nto próprias".

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal