Jornal Madeira

“Precisamos de dois ou três deputados da diáspora na ALRAM”

José Nascimento, conselheir­o da diáspora madeirense na África do Sul, questiona se os 5 milhões de portuguese­s espalhados pelos quatro cantos do mundo apenas servem para envio de remessas.

- Por Marco António Sousa marco.sousa@jm-madeira.pt

“É uma loucura que um terço dos portuguese­s só tenham 4 dos 230 deputados, ainda por cima escolhidos por Lisboa e que Açores e Madeira nem um deputado têm.” José Nascimento, Conselheir­o da Diáspora Madeirense na África do Sul.

“Precisamos de 2 ou 3 deputados da diáspora na Assembleia Legislativ­a Regional para melhor defenderem os interesses da diáspora”, reivindica José Nascimento, conselheir­o das comunidade­s madeirense­s na África do Sul.

O advogado de profissão quer uma nova revisão Constituci­onal que seja ciente dos cincos milhões de portuguese­s que compõem a nossa diáspora.

“Quero ver se a nova Revisão Constituci­onal é ciente dos 5 milhões da Diáspora ou se estes só servem para remessas?”, questiona.

O conselheir­o defende que o assunto deve ser tratado agora no parlamento em Lisboa se a vontade é sincera.

“É uma loucura que um terço dos portuguese­s só tenham 4 dos 230 deputados, ainda por cima escolhidos por Lisboa e que Açores e Madeira nem um deputado têm”, lamenta.

Para José Nascimento, “os conselheir­os da diáspora açoriana têm algum poder vinculativ­o em relação à governação de assuntos que tocam à diáspora”.

“Não podemos esperar muito mais tempo”, diz perentório.

“Vem aí 50 anos do 25 de Abril e esta questão antidemocr­ática persiste não obstante dos dirigentes todos terem conhecimen­to do assunto”, aponta.

Questão levantada há 29 anos

O conselheir­o recorda que este assunto foi levantado pelo próprio “num Congresso das Comunidade­s na Madeira há 29 anos e foi tema da primeira página do Jornal da Madeira”.

“Critiquei o sistema do Congresso dos ditos emigrantes e protestei nunca mais vir à região sob aquele sistema”, assevera.

A concluir, José Nascimento diz que já levantou a mesma questão “com vários ministros e secretário­s de Estado da República durante muitos anos”.

“Portanto todo o mundo conhece o assunto. Agora precisamos é de sinceridad­e e boa vontade”, termina.

4 NÚMERO de deputados na Assembleia da República que representa­m a diáspora num universo total de 230 assentos parlamenta­res.

 ??  ?? José Nascimento, conselheir­o madeirense na África do Sul, clama por maior representa­tividade da diáspora na Assembleia Legislativ­a da Madeira.
José Nascimento, conselheir­o madeirense na África do Sul, clama por maior representa­tividade da diáspora na Assembleia Legislativ­a da Madeira.
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal