Jornal Madeira

Governo vai reforçar diálogo com regiões autónomas

-

O Governo português anunciou ontem que vai reforçar o diálogo com as Regiões Autónomas para tentar que aceitem adotar as medidas do Programa Regressar, de apoio aos emigrantes que queiram voltar para Portugal.

A secretária de Estado das Comunidade­s, Berta Nunes, numa entrevista conjunta à Lusa com o seu colega de Governo, Miguel Cabrita, Secretário de Estado do

Emprego, garantiu que vai reunir-se este mês com os responsáve­is das Regiões Autónomas "para tentar que os Açores e a Madeira também adotem medidas semelhante­s [às do Programa Regressar no Continente], uma vez que estão no âmbito da sua autonomia”.

“Por isso, nós não podemos impor, […] eles têm de querer adotar”, afirmou Berta Nunes.

Um dos aspetos mais criticados do Programa Regressar, que consiste num conjunto de apoios e incentivos aos emigrantes portuguese­s que queiram voltar para Portugal, para trabalhare­m ou criarem o seu próprio emprego, é o facto de não abranger as regiões autónomas, como disse à Lusa o presidente do Conselho das Comunidade­s Portuguesa­s, Flávio Martins.

Para a secretária de Estado, esta situação "tem uma justificaç­ão muito prática e importante, e que tem a ver com o artigo 150 da Lei do Orçamento do Estado, que trata das transferên­cias para as políticas ativas de emprego e formação profission­al nesta área. É deste orçamento que vem o pagamento do subsídio de transporte e instalação", no âmbito do Regressar no continente.

Verbas que também "existem para as regiões autónomas dos Açores e da Madeira, 10,5 milhões de euros para os Açores e 12 milhões para a Madeira", acrescento­u. Por isso, "podem, se o quiserem fazer (...), ter políticas ativas de emprego deste tipo e alocar uma parte deste orçamento a estas políticas, o que não fizeram até à data", salientou.

Para já, Berta Nunes espera que do diálogo com os colegas que tutelam as comunidade­s nas regiões autónomas abra caminho para ultrapassa­r a diferença que “as pessoas não compreende­m”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal