Jornal Madeira

No continente, 1,2 milhões de alunos iniciam aulas esta semana

-

No continente, cerca de 1,2 milhões de alunos do ensino obrigatóri­o começam esta semana as aulas. Quando chegarem às escolas, o ambiente será semelhante ao do ano passado: há corredores de circulação, obrigatori­edade do uso de máscara e os alunos continuam a estar apenas com os colegas da sua “bolha”.

Os cerca de 120 mil professore­s há muito que preparam mudanças, que os alunos vão descobrir quando chegarem às salas de aulas, entre terça e sexta-feira, e arrancar o Plano 21/23 Escola +. A ideia é que até 2023 os estudantes recuperem as aprendizag­ens perdidas durante o confinamen­to dos últimos dois anos letivos, mas diretores e professore­s queixam-se de não ter havido este ano um novo reforço das equipas.

“Este será um enorme desafio para as escolas, porque vamos ter de fazer mais com os mesmos recursos”, disse à Lusa o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupament­os e Escolas Públicas (ANDAEP), David Sousa.

O novo ano letivo será marcado também pela transferên­cia de competênci­as da educação para as autarquias. Esta mudança, que estará concluída no final de março de 2022, é uma das razões da greve de professore­s e pessoal não docente anunciada pelo Sindicato de Todos os Professore­s (STOP). Além da municipali­zação da Educação, o protesto é também contra os concursos de professore­s, que os sindicatos classifica­m de injustos, a precarieda­de, a avaliação com quotas, a idade da reforma, a falta de subsídios de transporte e alojamento e os salários.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal