Jornal Madeira

Horário de vacinação diminuiu 32 horas esta semana

Com o processo avançado da vacinação contra a covid-19 na Região, os centros de vacinação começam a diminuir o horário disponível. Em seis concelhos nem está prevista vacinação.

- Por Alberto Pita albertopit­a@jm-madeira.pt

Esta semana, o horário de vacinação contra a covid-19 perdeu 32 horas e 30 minutos, quando comparado com a semana anterior, sendo o Funchal o concelho onde o número de horas disponívei­s para a toma da vacina mais decresceu.

De acordo com os dados oficiais enviados à comunicaçã­o social pela Secretaria Regional de Saúde e da Proteção Civil, na semana anterior, ou seja, entre os dias 6 e 11 de setembro, as horas disponívei­s acumuladas em todos os centros de vacinação da Região totalizara­m as 86, mas esta semana o valor baixou para 53 horas e

Funchal

Machico

Calheta

São Vicente

Porto Moniz Santana

Santa Cruz

Ponta do Sol Porto Santo Câmara de Lobos Ribeira Brava

TOTAL 30 minutos.

Ao que o JM apurou, esta redução de horas e, consequent­emente, dos horários estão diretament­e relacionad­os com a diminuição da procura, o que espelha o avanço do processo vacinal na Região.

Explicam-nos que o processo vacinal é dinâmico e ajustável à procura, podendo sofrer alterações se houver razão para isso.

Com efeito, o horário atual está em vigor apenas até ao dia 18 de setembro, o que significa que será objeto de uma nova avaliação, como aliás vem acontecend­o, podendo aumentar os horários, se se revelar necessário.

Ao que sabe o JM, se se confirmar a decisão de certos grupos receberem a terceira toma da vacina, haverá um novo processo, uma outra logística e um novo procedimen­to para responder ao aumento dessa demanda.

O JM sabe ainda que os horários definidos são referência­s e que podem ser estendidos, em caso de necessidad­e. Aliás, ainda na semana passada verificou-se uma situação semelhante quando o centro de vacinação de Santa Cruz funcionou até perto das 23h00, quando o seu horário era até às 17h00. Ainda assim, estes serão casos excecionai­s, sendo a referência os horários divulgados para a semana.

E analisando essa informação oficial por concelhos, verifica-se que na semana passada o centro de vacinação do Funchal disponibil­izou 45 horas, enquanto que esta semana, entre 12 e 19 de setembro, o acumulado é de 33 horas.

Exceto Machico e a Ribeira Brava, todos os restantes concelhos perderam horas esta semana.

Machico manteve as seis horas semanais, enquanto que a Ribeira Brava ganhou cinco horas. Mas esse ganho ribeira-bravense será mais um preciosism­o de datas do que outra coisa, já que na escala da Secretaria Regional a semana anterior começou na segunda-feira. Se começasse no dia anterior, domingo, dia 5, estavam lá as cinco horas disponívei­s para concelho.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal