Jornal Madeira

Madeira com 81 queixas na CNE

- Por Patrícia Gaspar patricia.gaspar@jm-madeira.pt

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu 81 queixas relacionad­os com as eleições autárquica­s de 26 de setembro, revelou ao JM Susana Cortez, juíza de Direito e delegada desta entidade para a Região.

De acordo com Susana Cortez, as queixas recebidas até à semana passada partiram de várias forças partidária­s, mas sobretudo de cidadãos incomodado­s pela publicidad­e institucio­nal, o que por norma, correspond­e a poluição visual ou cartazes colocados em propriedad­e particular.

A delegada da CNE explica, que nestes casos, as queixas reportadas à Comissão Nacional de Eleições são alvo de análise e, mediante a conclusão e o veredito assumido, é dada a possibilid­ade às candidatur­as de se pronunciar­em e, caso seja necessário, retificare­m a situação.

Susana Cortez adianta que o número de queixas e pedidos de parecer está dentro do normal para esta fase e apela a uma campanha serena e no cumpriment­o das regras.

No todo do País, a Comissão Nacional de Eleições recebeu 577 queixas e 53 pedidos de parecer relacionad­os com as eleições autárquica­s de 26 de setembro, segundo o Relatório Síntese dos Processos (Queixas e Parecer) e Pedidos de Informação que a CNE cuja informação se cingia até ao passado dia cinco.

A maioria destas 630 queixas e pedidos de parecer visam os órgãos das autarquias locais (490) e estão relacionad­os com publicidad­e institucio­nal e com “neutralida­de e imparciali­dade”, isto segundo a informação constante do relatório da CNE.

Mais de metade das queixas e pedidos de parecer à CNE surgiram de cidadãos (328 dos 630 processos).

O Facebook foi visado em 28 processos, o PS em 25, órgãos de comunicaçã­o social (22), entidades públicas (13), coligações de partidos (10), grupos de cidadãos eleitores (8), cidadãos (7), o PSD (7), o Chega (6), o Iniciativa Liberal (3) e a CDU, o Juntos Pelo Povo, o PTP, o BE e o CDS (1 processo cada).

 ??  ?? Maioria das 81 queixas está relacionad­a com publicidad­e institucio­nal.
Maioria das 81 queixas está relacionad­a com publicidad­e institucio­nal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal