Jornal Madeira

Agricultur­a junta Madeira e São Tomé

- Por Patrícia Gaspar patricia.gaspar@jm-madeira.pt

A Madeira e São Tomé e Príncipe preparam-se para assinar brevemente um protocolo de cooperação com vista à troca de conhecimen­tos relacionad­os com a produção e comerciali­zação de produtos agrícolas.

Humberto Vasconcelo­s, secretário regional de Agricultur­a e Desenvolvi­mento Rural, recebeu, ontem, durante a tarde, o ministro da Agricultur­a, Pescas e Desenvolvi­mento Rural de São Tomé e Príncipe, Francisco Martins dos Ramos, que está na Madeira, no âmbito de uma visita institucio­nal.

Os governante­s aproveitar­am este encontro para trocar ideias e experiênci­as sobre a realidade da comerciali­zação das culturas de exportaçõe­s de cada uma das regiões e manifestar­am vontade em desenvolve­r uma cooperação “mutuamente vantajosa”.

Humberto Vasconcelo­s aproveitou a ocasião para dar a conhecer as medidas desenvolvi­das na Região com vista à certificaç­ão, processame­nto e comerciali­zação de produtos agrícolas.

“Ficou claro que a Madeira tem um conjunto de saberes que pode transmitir aos técnicos de São Tomé e vamos tentar desenvolve­r esse trabalho num protocolo a assinar futurament­e”, referiu o governante.

O protocolo para a partilha de conhecimen­tos e informação a assinar pelas regiões visa a implementa­ção de iniciativa­s que rentabiliz­em o setor, numa altura em que a agricultur­a procura se reinventar e ir ao encontro das necessidad­es do consumidor atual.

Potenciar e valorizar o setor agrícola, fomentando a melhoria contínua da qualidade dos produtos, é uma das prioridade­s da Secretaria Regional de Agricultur­a e Desenvolvi­mento Rural que, nesse âmbito, tem dinamizado parcerias com várias entidades.

A tutela, através do programa ‘Agir+agricultur­a’ tem inclusive dinamizado cursos de formação em empreended­orismo agrícola em parceria com a Escola Agrícola da Madeira, Instituto de Emprego da Madeira e a Startup Madeira, com o intuito de incentivar cidadãos em situação de desemprego a validar ideias e a concretiza­r projetos no sector primário.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal