Jornal Madeira

DEZ CHUMBOS ENTRE 46 PRESENÇAS

Francisco Costa, ainda assim garante árbitros para os jogos do próximo fim de semana, que marcam o reínicio da competição.

- Por Décio Ferreira decioferre­ira@jm-madeira.pt

Dez dos quarenta e seis árbitros que participar­am na Ação de Formação e Avaliação Regulament­ar de Árbitros e Observador­es (ARA), promovida pela Associação de Futebol da Madeira (AFM), que teve lugar no último sábado em São Vicente, chumbaram nos respetivos testes escritos, isto num quadro de cerca de 80 ‘profission­ais’.

Os números não são confirmado­s por Francisco Costa, presidente do Conselho de Arbitragem da AFM, que também, desvaloriz­a os números, apresentan­do algumas justificaç­ões para as muitas ausências.

“Dos 46 árbitros presentes, cinco não fizeram os testes, já que são de categoria nacional.

Por outro lado, seis árbitros madeirense­s justificar­am a ausência pelo facto de terem estado envolvidos nas partidas da Taça de Portugal do último fim de semana e outros dois marcaram presença na Fase Final do Futebol de Rua, enquanto que seis estavam fora da ilha, em férias e doze deles também estiveram ausentes, mas, devido a motivos profission­ais”, fez questão de afirmar à nossa reportagem.

Ainda assim, Francisco Costa garante árbitros para o reinício da competição. “Perdemos cerca de 30% dos árbitros que tínhamos durante a pandemia. Mas vamos procurar recuperá-los. Vamos recomeçar e vamos conseguir, e é claro se precisarmo­s, vamos recrutá-los, até porque há protocolos que nos permitem fazer isso mesmo”, assegura.

Francisco Costa garante ainda, que os árbitros que, por uma ou outra razão, não tiveram aproveitam­ento, ou que não conseguira­m realizar as provas, terão nova oportunida­de.

“Haverá uma segunda chamada para o efeito. Todos os árbitros que não alcançaram os objetivos vão realizar uma nova prova e mesmo aqueles que não a fizeram, também serão chamados”, garante.

A nova avaliação terá lugar em meados dos mês que vem.

Refira-se que a ARA contou com a presença de Hugo Miguel, árbitro internacio­nal português e ainda com Jorge Nunes, Diretor do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal