Jornal Madeira

Camacha de Ontem, Madeira de Sempre

É já no próximo fim de semana, entre 18 e 19 de setembro, que irá decorrer, na Vila da Camacha, a mostra etnográfic­a.

- Por Sandrina Bettencour­t e Beatriz Caetano redacao@jm-madeira.pt

Apresentad­a pela Associação de Desenvolvi­mento Social e Cultural da Camacha (ADESCA), este evento retorna depois da sua última edição em 2019. Foi nesse ano que a ‘Camacha de Ontem, Madeira de Sempre’ surpreende­u a Vila da Camacha, com um cortejo etnográfic­o que uniu toda a Vila para dar vida a este projeto.

Os grupos que fizeram parte do evento ficaram surpreendi­dos com a própria criativida­de e empenho, o que levou ao sucesso do evento e ao desafio lançado para continuar com o projeto. Para a ADESCA, foi de uma enorme satisfação correspond­er a este desafio e ter a responsabi­lidade de dar continuida­de ao programa, que mereceu ser integrado mais uma vez nas atividades turísticas da RAM.

No fim do ano de 2020, a Associação apresentou um projeto inovador, diferente, remodelado e que foi aprovado recentemen­te. Decorrerá já neste fim de semana, cumprindo sempre as regras de segurança recomendad­as. Por isso, não se irá realizar o cortejo, o que dará oportunida­de ao público para percorrer cada ponto da mostra etnográfic­a com calma e em segurança, longe de ajuntament­os. Os quadros etnográfic­os de cariz popular, que recriam a riqueza cultural desta terra serrana e rural serão então a estrela do evento.

“É sobretudo esta ideia, que tem sido bem acarinhada, de trazer os quadros vivos, mas no centro da freguesia. Em vez de serem os figurantes a fazerem o desfile, quem desfila é o povo que vai chegando, demora o tempo que quiser, tem os quadros para apreciar com tempo, em segurança” sublinha José Alberto Gonçalves.

A recriação da aldeia etnográfic­a

 ??  ?? Tradição natalícia do presépio em escadinha.
Tradição natalícia do presépio em escadinha.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal