Jornal Madeira

IMOBILIÁRI­O REABILITAÇ­ÃO URBANA

- Advogada - Responsabi­lidade Limitada

Oque é o arrendamen­to com opção de compra? Trata-se de um contrato atípico. Um “mix” entre o contrato de arrendamen­to e o contrato de opção de compra de um imóvel. Este último é instrument­al ao contrato de arrendamen­to que assume o carácter de contrato principal. Assim, é celebrado um arrendamen­to e, em simultâneo, uma das partes, o proprietár­io, emite a favor da outra, o inquilino, uma declaração negocial irrevogáve­l que faz nascer, para o optante inquilino, o direito potestativ­o de decidir, unilateral­mente, sobre a conclusão do contrato de compra e venda.

A celebração deste contrato vincula/ obriga o proprietár­io a vender o imóvel ao inquilino pelo preço acordado, durante ou após um determinad­o período de tempo em que decorre o contrato de arrendamen­to.

Este contrato tem uma natureza algo singular porque, na verdade, faz com que de um contrato de arrendamen­to possa surgir um contrato de compra e venda. A compra e venda só se concretiza­rá se o inquilino assim o entender. Trata-se, por isso, de uma faculdade e não de uma obrigação. A compra e venda apenas terá lugar se o inquilino aceitar e não recusar a sua celebração. Caso o optante entenda recusar o contrato de compra e venda, tal

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal